O dia 26 de setembro é o Dia Nacional de Pessoa Surda, dia daqueles que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como seu principal meio de comunicação e expressão. A data serve como um momento de reafirmação da luta diária da comunidade por mais inclusão e direitos. Dessa maneira, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), por meio do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), disponibiliza a Central de Interpretação de Libras do Pará (Cilpa), para atender pessoas surdas da capital e também do interior do estado.
A Cilpa atualmente tem 614 surdos cadastrados e oferece o serviço de intérprete de Libras e de orientação para seus usuários, como o Ricardo Silva, de 43 anos. Para ele, o trabalho realizado no espaço diminui as barreiras de comunicação que a pessoa surda enfrenta em diversos locais da cidade.
“Aqui na Cilpa tem o trabalho de interpretação, onde o intérprete me acompanha em diversos lugares, como no médico, no banco e diversos outros locais. Eu tive um problema com a minha senha no banco e precisava fazer a mudança. Fui informado que aqui tinha o intérprete de Libras que poderia me auxiliar, então aqui eu tenho esse suporte”, conta ele.
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A equipe é formada por uma terapeuta ocupacional, uma psicóloga e um intérprete de Libras que, juntos, viabilizam o acesso de pessoas surdas em diferentes serviços da esfera pública.
“A dificuldade do surdo é justamente a Língua, então para esse público conseguir informações a respeito de benefícios, vagas de emprego, atendimento médico, documentação e todo o acesso a rede de Assistência e de Saúde, ele precisa vir até aqui, porque nós sabemos que a presença do profissional intérprete de Libras dentro dos municípios é muito difícil. Os próprios surdos acabam divulgando os nossos serviços e com isso, atendemos surdos de todas as partes do Pará”, explica a Terapeuta Ocupacional, Adriana Sá.
Atendimento virtual
Além dos atendimentos presenciais, a Cilpa também realiza atendimento virtual para seus usuários. “Se o surdo quiser evitar a sua vinda até o nosso espaço para receber alguma orientação ou escuta, nós também disponibilizamos o nosso atendimento virtual, por meio de WhatApp, Skype e Messenger. Nós estamos fortalecendo essa modalidade de atendimento e temos tido um fluxo bem interessante com essa modalidade de serviço”, explica a psicóloga, Danielle Ramos.
Espaço acessível
Durante esse mês de setembro, que marca a luta da comunidade surda. A equipe da Cilpa realizou um projeto para sinalizar em Libras todos os setores do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania. O intérprete de Libras, Antônio Cavalcante, explica que um dos principais propósitos da iniciativa é despertar o sentimento de pertencimento nos surdos que são atendidos na unidade.
“A nossa ideia foi deixar os espaços mais acessíveis para os surdos, para que eles possam se sentir acolhidos desde o primeiro momento que eles chegam. Além disso, com essa iniciativa, o nosso propósito é que os servidores possam aprender os sinais de cada espaço contribuindo com um melhor atendimento para as pessoas surdas que necessitam dos serviços que são oferecidos aqui”, diz Cavalcante.
Para o coordenador do CIIC, Felipe Bordalo, o trabalho da Central de Interpretação de Libras é fundamental para garantir mais qualidade de vida para a população surda.
“Com o trabalho da Central de Interpretação de Libras, nós estamos garantindo um instrumento de comunicação muito importante para as pessoas surdas. Proporcionando mais cidadania para os nossos usuários e realizando o encaminhamento da pessoa surda para diversos serviços tanto internos quanto externos”, ressalta.
Serviço
A Central de Interpretação de Libras do Pará (Cilpa) funciona, de 8h às 17h, de segunda a sexta, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), localizado na Avenida Almirante Barroso, 1765, bairro do Marco. Para mais informações: (91)98441-1983/ (91)99262-1696 (WhatApp).
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