O Pará entrou na lista dos estados brasileiros que recebeu os pacotes de sementes não solicitados. A informação foi divulgada pela nesta terça-feira (6) pela Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Após análises, foram encontrados fungos, bactérias e possíveis pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) nos 258 pacotes não solicitados. Até o momento, 24 estados, entre eles o Pará - que recebeu quatro desses produtos -, e o Distrito Federal registraram o caso.

As primeiras encomendas apareceram há um mês e vieram da China, mas existem casos de remetentes da Malásia e Hong Kong.

ORIENTAÇÃO - Aqueles que receberam os pacotes devem encaminhá-los a uma unidade do Mapa ou entidade estadual de agricultura, sem medo de ser penalizado. Em nenhuma hipótese deve-se manusear o material.

Estados brasileiros recebem sementes "misteriosas" e não encomendadas da Ásia

“O cidadão que receber esse material pode entregar para o órgão de agricultura que ele não vai ser de forma alguma penalizado. Ele está fazendo uma colaboração da proteção da agropecuária do Brasil e também evitando o contato com um material que possa ter um risco até para a saúde”, disse o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.

Foram encontrados fungos, bactérias e possíveis pragas quarentenáveis nos materiais Foto: Divulgação/MAPA

MAIS ACESSADAS