Um trator, uma motosserra e dezenas de toras de madeira foram apreendidos durante a quinta fase da “Operação Amazônia Viva”, nos municípios de Moju e Tailândia, nordeste paraense, na última sexta-feira (30).
A operação coordenada pela Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demmapa) em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade contou com o apoio da Polícia Civil, Polícia Ambiental, Semas, Corpo de Bombeiros, além de uma equipe do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.
O vicinal onde foram apreendidos os equipamentos e a madeira extraída de forma ilegal foi encontrado a partir de imagens aéreas feitas pela Semas. Ao chegarem no local, os agentes confirmaram as infrações.
O trator apreendido era usado para abertura de ramal na localidade. A madeira estava disponibilizada em toras, prontas para serem transportadas.
No local, foram feitos 7 autos de infração. Uma área de 39,73 hectares foi embargada e ainda houve a apreensão de uma carregadeira, uma motosserra e 177m3 de produto de origem florestal.
Dois homens foram presos e conduzidos para a Delegacia de Tailândia, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. Eles devem responder pelos crimes de desmatamento, extração ilegal de madeira, atividade potencialmente poluidora, uso sem autorização de uma motosserra, além de provocar incêndio em mata ou floresta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar