plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE

Novo projeto do DIÁRIO apresenta bons exemplos de sustentabilidade

Em 5 fascículos, a partir da próxima quinta-feira, 5 de novembro, o jornal mostrará as boas práticas e soluções para o desenvolvimento sustentável, com exemplos de empresas e da sociedade paraense

Imagem ilustrativa da notícia Novo projeto do DIÁRIO apresenta bons exemplos de sustentabilidade camera Projeto mostrará boas práticas que garantem a sustentabilidade da floresta e o futuro dos povos da Amazônia | Rafael Araújo

A sustentabilidade e a preservação ambiental estão sendo cada vez mais discutidas no dia a dia. Uma parcela considerável da população já percebeu, ainda que individualmente, que mudar hábitos e ações com o intuito de reduzir o impacto ambiental e preservar recursos naturais é uma reação necessária e sem volta. O mesmo tem ocorrido no mundo empresarial, que vem pautando ações nesse sentido também. É justamente para mostrar essas iniciativas, que será publicada a partir desta semana a série “DIÁRIO Documento: Sustentabilidade, energia para o desenvolvimento”, com intuito de apresentar de forma mais clara e dinâmica essa temática.

A ideia é mostrar iniciativas de empresas e da sociedade em geral, além de assuntos diversos associados ao desenvolvimento sustentável. Por isso, cada fascículo, encartado às quintas-feiras, apresentará um tema diferente. “Teremos cinco fascículos e neles vamos citar projetos sociais inovadores, questões relacionadas à educação ambiental, sustentabilidade praticada em alto nível por empresas, além de muitas outras surpresas para nossos leitores”, destaca o editor do suplemento, Sérgio Augusto Nascimento.

Para ele, apresentar o projeto em um instante de incertezas relacionadas à pandemia e à própria sobrevivência do planeta só reforçam a importância desse trabalho. “Vivemos um momento delicado em que, mais do que nunca, além da saúde em primeiro lugar, devemos pensar logo em seguida na sustentabilidade. Isso é o futuro da sociedade: respeitar a natureza e dela extrair o suficiente para vivermos bem”, afirma.

Novo projeto do DIÁRIO apresenta bons exemplos de sustentabilidade
📷 |Rafael Araújo

EMISSÕES

O primeiro fascículo vai abordar iniciativas como oficinas, palestras, workshops, trabalhos comunitários com enfoque em sustentabilidade, como o do projeto Amazônia Up, que busca acelerar ideias voltadas para produtos e empresas sustentáveis. Uma delas é o Bc96, criado com o intuito de diminuir a emissão da fuligem escura emitida por veículos a diesel.

O leitor também vai poder conhecer um pouco mais sobre as Unidades de Conservação (UCs), que estão completando duas décadas de existência no Brasil. O texto aborda a importância dessas áreas, com características naturais relevantes, criadas e protegidas pelo Poder Público com objetivos de conservação. O Pará possui atualmente 83 UCs, algumas na capital ou próximas a ela abertas à visitação pública, como é o caso do Parque do Utinga, da Ilha do Combu e de Ilha de Algodoal.

Dessa forma, os conteúdos ressaltam a importância da sustentabilidade em seus vários aspectos, especialmente para quem depende dela para continuar utilizando os recursos e as riquezas naturais do planeta. “Contamos com nossos leitores e a sociedade em geral para disseminarmos as boas e virtuosas práticas da sustentabilidade. É disso que depende nosso futuro e o do planeta”, afirma o editor.

PUBLICAÇÕES AJUDAM OS LEITORES A ENTENDEREM MAIS SOBRE OS ASSUNTOS

Em formato tabloide, enriquecidos de belas imagens e textos ricos em informações, o suplemento vai apresentar exemplos de projetos e de empresas que se dedicam a pensar a economia e produtos mais sustentáveis, focados principalmente nos cuidados com a natureza, de se emitir menos gases poluentes, de se reutilizar materiais, de se investir em novas ideias, ou seja, formas de produzir sem agredir tanto o meio ambiente.

“O Brasil é, curiosamente, um dos países com exemplos interessantes de solução. Aqui, quase a metade da matriz energética é proveniente de fontes renováveis, uma condição bastante favorável em relação ao resto do mundo”, avalia o diretor Comercial do Grupo RBA, Nilton Lobato.

O diretor ressalta ainda que o projeto vem ao encontro do desejo dos próprios leitores de conhecer mais sobre o assunto. “Sendo o Estado do Pará um dos principais polos geradores de energia do Brasil, e tendo em seu território a construção da mais importante usina hidrelétrica da América Latina, a série Diário Documento – Sustentabilidade tem o propósito de oferecer um amplo esclarecimento a sociedade. Dos tipos de energia existentes, ao significado, impactos e benefícios que esta obra de referência representa ao Pará e ao Brasil, tudo será detalhado neste novo e ousado projeto”, justifica.

Para realizar o projeto, o diretor destaca ter sido essencial somar forças com empresas que também acreditam nessa ideia. “Ele só está sendo realizado por conta do apoio de grandes parceiros e que gostaria de agradecer que são a Agropalma, a Guamá Tratamento de Resíduos, a Hydro e a Vale”, diz.

FASCÍCULOS - DATAS E TEMAS:

- Projetos Sociais (5/11);

- Educação Ambiental (12/11);

- Sustentabilidade Empresarial (19/11);

- Reduza, Reutilize e Recicle (26/11);

- Produtos Biodegradáveis (3/12).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias