plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
FAKE NEWS

Governo do Pará desmente conteúdo falso sobre novo lockdown no Estado

Mensagem falsa tem circulado nas redes sociais nos últimos dias, apontando supostas medidas restritivas do Governo do Pará para combater o novo coronavírus.

Imagem ilustrativa da notícia Governo do Pará desmente conteúdo falso sobre novo lockdown no Estado camera Irene Almeida/ Diário do Pará

A informação de que o Estado do Pará entrará em um novo lockdown nos próximos dias como parte de uma medida de combate à pandemia da Covid-19 não procede. O esclarecimento foi feito pelo Governo do Pará, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), na noite deste domingo (13).

"A PGE reforça que o Estado tem sinalizado, por meio do sistema de bandeiramento, as taxas de ocupação de leitos e de contaminação pela Covid-19 em cada uma das regiões paraenses, e que todas as orientações referentes à prevenção contra a doença estão indicadas no Decreto Estadual 800/2020, ainda em vigor", diz em nota.

Mensagem aponta que se tratam de medidas do Governo do Pará, o que não procede.
📷 Mensagem aponta que se tratam de medidas do Governo do Pará, o que não procede. |Reprodução/Redes Sociais

"Além disso, informa que está a cargo das prefeituras a determinação sobre restrições sanitárias e de circulação no âmbito de seus territórios", enfatiza. O Governador do Pará, Helder Barbalho, também alertou a população sobre o conteúdo falso:

A mensagem falsa tem circulado pelas redes sociais e deixado paraenses apreensivos diante a suposta iminência de novas medidas restritivas. No conteúdo viral, é dito que um decreto, com vigência no período de 15 de dezembro de 2020 a 4 de janeiro de 2021, suspende “quaisquer eventos sociais e corporativos, privados ou públicos, em ambientes abertos ou fechados”, além de proibir a realização de festas de ano novo pelos órgãos públicas, “salvo em meio exclusivamente virtual”.

DETERMINAÇÕES EXISTEM

As ações de suspensão e controle divulgadas existem, mas fazem parte do Decreto nº 33.845 que dispõe das Medidas Especiais para Enfrentamento da Covid-19, assinada pelo Governo do Estado do Ceará na última sexta-feira (11).

No anexo único disponível no Diário Oficial do Estado da mesma data, são impostas restrições de horários para restaurantes, barracas de praia e hotéis, proibições de festas em ambientes fechados e abertos, disponibilização de música ambiente, entre outros.

Já a mensagem que circula nas redes sociais trata do item 4, “Eventos e áreas de uso comum”, que estabelece a suspensão no referido período de eventos sociais e corporativos, bem como a limitação de capacidade máxima.

FESTA DE ANO NOVO CANCELADO

É importante lembrar, entretanto, que Belém e outras três cidades paraenses (Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas) anunciaram, na última semana, o cancelamento da tradicional festa de fim de ano como forma de combater a pandemia da Covid-19 e impedir o aumento no número de contaminados.

LEIA TAMBÉM:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias