Um novo decreto publicado na segunda-feira (14) pela Prefeitura de Belém, que dispõe sobre as medidas de combate à pandemia da Covid-19, traz alterações significativas para as celebrações desse mês (natal e ano novo), além dos horários de funcionamentos dos estabelecimentos comerciais (bares, restaurantes e shoppings).
COMÉRCIO E SHOPPINGS
O novo decreto estabelece recomendações no horário especial de funcionamento de centros comerciais no período de 15 até 30 de dezembro.
Para os shoppings da capital paraense, por exemplo, "estão autorizados a funcionar das 10h às 23h. No dia 23 de dezembro, os shoppings poderão funcionar das 10h de 23 de dezembro de 2020, até às 18h, do dia seguinte, de forma interrupta. No dia 31 poderão funcionar até às 18h".
Paralelo a isso, comércio de rua e lojas de departamento "estão autorizadas a funcionar no período do dia 15 até 30 de dezembro, das 8h às 22h. No dia 24 de dezembro, os estabelecimentos poderão funcionar das 8h às 18h, e no dia 31 até às 18h".
SEM FESTAS: NATAL E ANO NOVO
Em relação as comemorações de fim de ano, o decreto estabelece que a partir das 18h do dia 24, até 11h do dia 25 e, 18h do dia 31 até às 11h do dia 01 de janeiro, estão proibidas "atividades de bares, restaurantes, lanchonetes, barracas, casas noturnas, boates e similares, assim como a realização das festas de Natal, Réveillon e confraternizações de qualquer natureza em clubes, condomínios, espaços públicos, hotéis, além de shows musicais e pirotécnicos, em ambientes abertos ou fechados, com ou sem cobrança de ingresso. Também fica proibido o consumo de alimentos e bebidas em estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar ininterruptamente, como conveniências e supermercados".
VEJA MAIS:
- Mais três cidades do Pará cancelam programação de fim de ano
- Réveillon da Estação das Docas é cancelado pelo Governo do Pará
- Prefeitura de Belém suspende programação de fim de ano
REFORÇO - Para o secretário municipal de saúde, Renato Cavalcante, as medidas reforçam o cuidado de evitar o crescimento da doença entre a população de Belém, com responsabilidade e proteção à saúde pública.
“É fundamental que todos continuem usando as máscaras, façam a higienização das mãos e mantenham o distanciamento social. O vírus se prolifera com o contato entre pessoas, por isso pedimos que a população evite aglomerações, antecipe suas compras ou vá aos estabelecimentos em horário de menor fluxo. Se a loja oferecer delivery, opte por esse serviço. E faço um pedido especial às pessoas dos grupos de risco para que fiquem em casa e só se desloquem para esses espaços se for muito necessário. Cada um fazendo a sua parte, contribuiremos para a redução da doença no nosso município”, destaca o gestor.
Segundo a Prefeitura de Belém, todas as medidas estão embasadas nos dados epidemiológicos, que apontam a evolução da doença na capital e estão disponíveis no portal da Covid-19.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar