plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
LEGISLATIVO

Câmara aprova projeto que transforma stalking em crime

PL que criminaliza perseguição obsessiva tem coautoria da deputada federal Elcione Barbalho

Imagem ilustrativa da notícia Câmara aprova projeto que transforma stalking em crime camera Projeto é de coautoria da deputada federal Elcione Barbalho (MDB). | Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira (10), o Projeto de Lei 1369/2019 de coautoria da deputada federal Elcione Barbalho (MDB). A proposta estabelece prisão de até 4 anos para a prática de perseguição obsessiva, também conhecida como stalking.

Em setembro deste ano, Elcione apresentou, na Câmara, o Projeto de Lei 4411/20, com a proposta de inserir no Código Penal, o crime de perseguição ou stalking. Esse foi apensado ao projeto da Senadora Leila Barros (PSB/DF), que foi votado e aprovado semana passada. A perseguição obsessiva é uma prática reiterada, em que a vítima é ameaçada psicologicamente ou até fisicamente, e tem sua liberdade de ir e vir restrita. O criminoso, que pode atuar também por meio da internet, perturba a liberdade ou invade a privacidade da vítima.

Pelo texto aprovado, a pena será de um a quatro anos de reclusão e multa, mas poderá ser ainda maior se o crime for cometido contra mulheres por razões da condição do sexo feminino; contra crianças, adolescentes ou idosos; se os criminosos agirem em grupo; ouse houver uso de arma.

A deputada destacou que a maioria dos países já tipificou o crime de perseguição, e também que esse tipo de crime é mais avassalador do que se imagina. “Esses delitos causam inúmeros transtornos à vítima, que passa a ter a vida controlada pelo delinquente, vivendo com medo de todas as pessoas em todos os lugares que frequenta, um verdadeiro tormento psicológico”, afirma. A matéria agora aguarda apreciação no Senado Federal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias