Na manhã desta quarta-feira (23), foram conhecidos novos secretários que iniciarão a gestão de Edmilson Rodrigues na Prefeitura de Belém a partir de janeiro de 2021. Na última semana, ele já havia anunciado quatros outros secretários.
O médico Maurício Cesar Soares Bezerra terá o desafio de assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Belém ainda em período pandêmico. Ele é cirurgião vascular e angiologista.
Médico concursado da Universidade Federal do Pará, Bezerra foi diretor do Pronto Socorro do Guamá e diretor adjunto do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Foi presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e secretário de Saúde dos municípios de Barcarena e Cametá. Possui especialização em Administração de Serviços de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e é pós-graduado em Gestão de Sistemas de Saúde pela Opas/Ufpa, entre outros. Atualmente, exerce a gerência de Assistência à Saúde do HUJBB/Ufpa.
Segundo a assessoria, para Maurício, o principal desafio é manter a máquina da Secretaria de Saúde funcionando enquanto toma pé das estruturas da Sesma para organizar o atendimento às vítimas da pandemia da covid 19. “Estamos trabalhando em um plano de contingenciamento emergencial de 90 dias para fazer frente aos principais problemas relacionados com o funcionamento das estruturas de assistência da Sesma e o aprimoramento da assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19, mas principalmente a implementação de ações preventivas promovendo a busca ativa de casos iniciais da doença evitando assim que eles evoluam para situações mais graves que necessitem de atendimento hospitalar”.
Quem também foi anunciada foi Káritas Lorena de Souza Rodrigues, que assumirá a Secretaria de Finanças (Sefin). Procuradora do município de Belém, Káritas é advogada com especialização em Direito Tributário e, desde o ano de 2015, ocupa o cargo de subprocuradora-chefe da Procuradoria Fiscal do Município de Belém.
"O nosso objetivo é arrecadar em prol do município para suportar as ações previstas pela gestão. Hoje, temos gargalos a superar na Sefin para diminuir a inadimplência, que é elevada", destacou.
Para a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Edmilson anunciou a professora Marcia Mariana Bittencourt Brito. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é professora da Faculdade de Artes Visuais da UFPA, mestre em Educação pela UFPA, especialista em Educação Superior e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).
Já tendo ocupado o cargo de coordenadora da USE 6-7, na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), ela afirma que assume a Semec com o foco de reverter o quadro de fechamento de mais de 3.000 vagas em creches e na educação infantil na capital paraense, nos últimos quatro anos. “Vamos escutar a rede, professores, servidores e alunos. Ouvir as demandas deles para construir o projeto que foi aprovado pelo povo”, afirma Márcia.
Por fim, quem também integrará o time de secretários de Edmilson será o historiador e professor Michel Pinho, que atua nas áreas de educação patrimonial, fotografia e inclusão social. Ele vai assumir a presidência da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).
Michel trabalha como professor da rede privada há 20 anos, e foi presidente da Fotoativa, de 2016 a 2010. Entre as ações e pesquisas que desenvolve sobre a história de Belém, a construção da memória imagética e as relações com o patrimônio edificado e imaterial, está o projeto "Histórias de Belém" - integrante da programação do Circular Campina-Cidade Velha - que há 20 anos convida o público a visitar as ruas do centro histórico de Belém acompanhado de narrativas histórias." A gestão da Fumbel vai se pautar na defesa do patrimônio, na valorização da cultura e na democratização dos bens públicos à população", finaliza.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar