Uma manhã preguiçosa marcou o feriado de Natal deste ano, em Belém. Pelas principais praças da capital, onde o movimento intenso de famílias costuma ser registrado, a calmaria tomou conta e agradou quem acordou cedo para aproveitar o ar livre, mas fugindo de possíveis aglomerações.
Com poucas pessoas circulando pelas ruas e sem o trânsito complicado observado normalmente no entorno, era possível ouvir com clareza os cantos dos pássaros na Praça Batista Campos. Longe do movimento intenso observado na área aos domingos, por exemplo, a manhã do dia 25 de dezembro foi de tranquilidade para quem se dirigiu até o ponto turístico.
Diante da maior permanência dentro de casa ao longo de praticamente todo o ano de 2020, a professora Ereana Flexa, 44 anos, aproveitou o presente do Natal para levar a filha Ana Sofia, de 5 anos, para curtir um pouco da natureza, se preocupando em manter os cuidados necessários. “Nós pensamos em passar esse Natal diferente. Como ela tem ficado muito tempo dentro de casa e ela ganhou uma bicicleta de Natal, decidimos aproveitar que o dia estava tranquilo para sair um pouco”, considerou. “A nossa ideia era ver como estava por aqui, se teríamos condições de ficar sem que haja aglomeração e, por sorte, está calmo”.
EXERCÍCIOS
Pelo calçamento que entrecorta a praça em diferentes sentidos, apenas algumas poucas pessoas eram vistas praticando exercícios. Nos bancos, quase não havia gente sentada e muitos vendedores de pipoca ou de balões aguardavam, ociosos, pela chegada de algum cliente.
Foi antevendo esse cenário que o comerciário Fred Almeida, 40, também decidiu levar o filho Lucas, 4 anos, para aproveitar o contato com a natureza na praça. “Estamos evitando sair de casa, mas sabíamos que hoje (ontem) as pessoas costumam acordar mais tarde e que provavelmente a praça estaria mais tranquila, então resolvemos trazê-lo para brincar um pouco”.
República
Maior tranquilidade ainda podia ser constatada na Praça da República, que recebia poucos pedestres interessados em praticar exercícios pelas calçadas que circulam a praça. No interior do espaço, apenas a secretária Monique Castro, 36, aproveitava para apreciar o presépio instalado no local. “Moro aqui próximo e venho sempre na praça. Está muito tranquilo, maravilhoso para começar o dia”, avaliou. “Eu já tomei uma água de coco e agora estou aproveitando um pouco do sol. Essa tranquilidade faz muito bem”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar