De dentro de cada carro, em bicicleta ou moto, as mãos erguidas em direção à berlinda com a imagem do Menino Deus pediam bênçãos em mais um Círio de Marituba. No dia em que é comemorado o nascimento de Cristo, as homenagens seguiram adaptadas ao cenário atual e percorreram as ruas do município em forma de carreata, a partir das 8h desta sexta-feira (25).
Com a Igreja Matriz mais vazia do que o habitual e os fiéis mantendo o distanciamento, uma missa antecedeu a carreata que marcou a 64ª edição do Círio. Após a celebração, a imagem do Menino Deus foi conduzida pelas mãos do arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, até o carro com a berlinda, que aguardava na entrada da paróquia. Antes que a carreata seguisse seu curso, uma oração foi realizada. “Menino Deus, nos momentos difíceis sede a nossa luz, o nosso consolo”, rezaram os fiéis, em coro.
Os momentos difíceis que marcaram o ano de 2020 foram lembrados por vários devotos. Ainda que moradora antiga do município de Marituba, a dona de casa Maria Cristina Santos, 62 anos, participou pela primeira vez do Círio do Menino Deus neste ano. O motivo é o mesmo que motivava os pedidos por saúde emanado pelo trio elétrico que acompanhava a carreata.
“Estamos passando por um momento muito delicado, neste contexto da pandemia. É um momento em que, mais do que nunca, precisamos buscar a Deus”, considerou. “Na minha família não tivemos nenhuma perda em decorrência dessa doença, mas o Natal teve que ser separado, cada um em suas casas. Somos gratos por estarmos com saúde, mas a gente espera que o ano que vem possa ser diferente”.
Com o pensamento voltado para as famílias que, infelizmente, perderam entes queridos para a Covid-19, a aposentada Vitória Cavalcante, 62 anos, também fez questão de participar da celebração, tradição que se mantém todos os anos. “Esse ano está sendo bem diferente. A gente vê a Igreja com poucas pessoas, todo mundo usando máscara, passando álcool gel o tempo todo, a procissão não vai ser em caminhada, mas uma carreata...”, enumerou. “Diante dessa situação toda da pandemia a gente fica com medo porque temos consciência de que é uma doença grave e por isso todos os cuidados. Temos fé em Jesus que 2021 virá com muita saúde e paz”.
A expectativa por um 2021 mais tranquilo também levou o técnico em eletrotécnica Marcos Cleber, 45, a fazer um pedido especial a Jesus. À espera do terceiro filho, já nomeado Marcos Heitor, o devoto emocionou-se diante da imagem do Menino Deus acomodada na berlinda. “Eu vim fazer um pedido especial pela saúde da minha esposa, que está gestante, e do meu filho que está por vir. Eu fico emocionado porque estamos muito felizes com a chegada do Heitor, ele será uma bênção maravilhosa para a nossa família”, comentou. “Os pedidos de bênçãos que eu faço para eles, estendo a todos, principalmente aos moradores da nossa Marituba. Que todos tenham saúde nesse ano de 2021”.
Também emocionada com a possibilidade de acompanhar mais um Círio, a aposentada Maria de Lourdes Araújo, 70, pedia pelas pessoas que estão passando por momentos de sofrimento. “Você já pensou o que é sentar na mesa e ver que está faltando alguém querido? Então eu peço muito pelo povo que está sofrendo a perda de um parente. Que 2021 seja um ano muito melhor”.
Para que pudesse fazer os pedidos de oração e agradecimentos, a aposentada Maria Celestina Espíndola, 69, não precisou sair de casa. A carreata que conduzia a berlinda com a imagem passou pela frente de sua casa, enfeitada para o momento. “É maravilhoso ver a procissão passar na frente da minha casa. Devido a todos esses problemas que temos passado com a pandemia, só de estar vivo já temos muito motivo para dar graças a Deus”.
Círio
Padroeiro de Marituba, o Menino Deus foi homenageado em mais um Círio no município. Neste ano, a festividade tem como tema “Menino Deus, exemplo de caridade, amparai a humanidade”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar