Com previsão para ser iniciada ainda em janeiro desse ano no estado do Pará, a campanha de vacinação contra a Covid-19 tem sido muito antecipada pela população. O governo do estado do Pará anunciou, inclusive, quem irá fazer parte das respectivas fases da vacinação em todos os 144 municípios paraenses, apesar do atraso cometido pelo Ministério da Saúde (MS), que interferiu na distribuição do imunizante aos demais estados.

LEIA TAMBÉM:

Ministério da Saúde muda logística e atrasa entrega de vacinas no Pará

Mesmo após aval da Anvisa, estudos sobre as vacinas continuam

Com toda a atenção voltada às vacinas, é importante abrir um parênteses nesse momento para as suas contraindicações .

Trecho do documento de 35 páginas lista quem não pode receber o imunizante nesse primeiro momento.
📷 Trecho do documento de 35 páginas lista quem não pode receber o imunizante nesse primeiro momento. |Reprodução/Plano Paraense de Vacinação

No Plano Paraense de Vacinação (PPV), documento oficial do Governo do Estado, as autoridades de saúde listaram um pequeno grupo de contraindicados para receber o imunizante - independentemente de seu fabricante:

  • Pessoas menores de 18 anos de idade
  • Gestantes, puérperas e lactantes
  • Quem já apresentou uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma vacina da Covid-19
  • Quem já apresentou uma reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina

A explicação, segundo o documento, é que os imunizantes não puderam ser testados em todos os grupos de pessoas, por isso podem surgir precauções ou contraindicações temporárias “até que surjam mais evidências e se saiba mais sobre as vacinas e que sejam administradas de forma mais ampla a mais pessoas”, frisa o documento.

Vacinação no Pará

O estado do Pará vai receber, nesse primeiro momento, mais de 176 mil doses da Coronavac (48.680 doses destinadas à população indígena). Na fase inicial serão imunizados: profissionais da saúde da linha de frente; indígenas aldeados; moradores das áreas remanescentes de quilombos.; idosos acima de 80 anos.

O perfil do primeiro vacinado também foi divulgado: será uma mulher, negra, mãe de quatro filhos e profissional de saúde do Hospital de Campanha de Belém, instalado no Hangar - Centro de Convenções. Ela deverá ser vacinada na manhã de terça-feira (18), após uma coletiva de imprensa do Governo do Estado detalhando o plano de vacinação para o Pará.

MAIS ACESSADAS