plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO ANIMAL

Pesquisadores brasileiros observam raro comportamento em peixe-elétrico do Pará

Os animais, que são capazes de liberar uma descarga elétrica de 860 volts, resultaram numa curiosa descoberta.

Imagem ilustrativa da notícia Pesquisadores brasileiros observam raro comportamento em peixe-elétrico do Pará camera Poraquê é conhecido pela descarga elétrica que produz | Divulgação / L.Sousa

Um grupo de pesquisadores brasileiros publicou no periódico Ecology and Evolution um estudo que descreve um comportamento inédito observado nos poraquês, peixes de dois metros de comprimento capazes de liberar descargas elétricas de até 860 volts.

Mucuras são encontradas acuadas após a mãe morrer

Embora a espécie seja capaz de dar um choque cuja potência não é comparável ao de nenhum outro animal existente, o que já a torna uma predadora mortal, alguns exemplares do Pará passaram também a caçar em bandos. O comportamento incomum foi flagrado no rio paraense Iriri.

“Só o fato de encontrar os poraquês em grandes grupos já é excepcional. Descobrir depois que eles usam isso pra caçar é uma coisa extraordinária”, comentou Douglas Bastos, especialista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e também um dos envolvidos na pesquisa, segundo repercutido pela Superinteressante.


Fotografia de poraquês caçando juntos no rio Iriri / Crédito: Divulgação/ Douglas Bastos

Peixes raramente colaboram uns com os outros durante a procura por presas, comportamento que é muito comum em mamíferos - devido ao seu caráter mais social - o que torna o caso particularmente especial.

Agora, os próximos passos do estudo consistem em determinar se é uma característica específica dos poraquês do local ou um hábito da espécie, e também descobrir como esses peixes elétricos se comunicam para coordenar seus ataques.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias