A vida profissional e acadêmica de milhares de paraenses será decidida a partir deste domingo, quando será realizada a segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é o caminho para ingressar nas principais universidades públicas em todo o país e, nesta etapa, vai contar com 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática. Em Belém, as salas de cursinhos preparatórios trabalham nas últimas revisões do conteúdo e a aposta dos professores é que temas relacionados à energia elétrica estejam presentes nas questões relacionadas ao conteúdo de Física, por exemplo. Já os professores de Matemática, ressaltam que a interpretação de textos, no caso do comando das questões, é que fará a diferença na hora dos estudantes compreenderam o que está sendo cobrado e montarem os cálculos.
Manter o equilíbrio emocional é a recomendação número um para que os estudantes façam um bom Enem. Além disso, atentar para as medidas de biossegurança contra a Covid-19 é fundamental. A estudante Mayara Borges, 19, conhece bem as regras e já separou a máscara que vai usar no dia da prova. “As canetas e o álcool em gel estarão na bolsa. Essas medidas fazem parte da rotina, a minha preocupação mesmo é fazer uma boa prova”, enfatizou.
Enem 2020: confira hoje a correção das provas ao vivo
A jovem vai cursar Direito na universidade e diz que será a primeira da família a ingressar no Ensino Superior. “A ansiedade nunca para. Esta semana foi de muitos exercícios. Estudei o ano inteiro e com a pandemia não foi fácil porque as aulas presenciais ficaram suspensas. Estudei em casa, pela internet. Agora é fazer uma boa prova”, disse.
ATENÇÃO
Durante a última aula antes da prova, o professor de Física Brian Saimon conversou com os alunos do Cursinho Preparatório Municipal de Belém sobre alguns assuntos que podem cair no caderno de questões. “Lembrem que o homem, ao longo dos anos, vem buscando aprimorar processos. A eletricidade ligada ao conforto da população é algo que pode ser abordado. Temas como energia alternativa também podem vir em alguma questão”, sugeriu.
Já o professor de Matemática, Norberto Marques, reforçou que o Enem vai cobrar deles questões relacionadas a matemática financeira, geometria e estatística. “Vamos revisar análise combinatória e funções. Assuntos que podem fazer a diferença”, pontuou. “Lembrar que Português e Matemática andam juntas e a interpretação de textos precisa ser correta para que vocês montem a problemática da questão e façam o cálculo correto”, frisou.
Este é o primeiro ano em que a estudante Vera Lucia Lima, 18, está fazendo o Enem. Pretende cursar Geografia. “A ansiedade está desde a semana passada, com a primeira prova. Nessa segunda, as questões de Matemática são as que me preocupam, mas me sinto preparada. Foi uma semana intensa de revisões”, comentou.
Veja as principais medidas que devem ser tomadas por quem for fazer o Enem:
Máscaras
Será proibida a entrada e a permanência nos locais de aplicação sem máscara de proteção contra a COVID-19. Portanto, o uso durante a prova será obrigatório.
Higienização
Durante a identificação do participante, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel antes de entrar na sala de provas. Nos locais de prova, serão disponibilizados recipientes próprios com álcool em gel e, no banheiro, os participantes serão orientados a lavar as mãos com água e sabão, antes e após o uso.
Lanches
A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de provas, por meio do uso de detector de metais, também deverão respeitar os protocolos de prevenção contra a COVID-19. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos.
Salas de prova
As escolas serão higienizadas antes da aplicação do exame e organizadas também para garantir um distanciamento social adequado.
Distanciamento
O distanciamento entre participantes e aplicadores e os protocolos de proteção contra a COVID-19 deverão ser respeitados em procedimentos como ida ao banheiro e vistoria de materiais e lanches.
Grupos de risco
As pessoas consideradas de grupos de risco (idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade) receberão tratamento diferenciado no ensalamento. A ocupação nessas salas será de até 25% da capacidade máxima.
Participantes com doenças infectocontagiosas
Pessoas acometidas ou com sintomas de COVID-19 e outras doenças infectocontagiosas, nos dias de realização das provas, não devem comparecer aos locais de aplicação. Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame.
Horários
Os portões dos locais de aplicação serão abertos mais cedo, às 11h30 (Horário de Brasília). Assim, o participante terá até 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova.
Fonte: INEP
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar