O Memorial Magalhães Barata, também conhecido popularmente como “Chapéu do Barata”, na praça da Leitura, bairro de São Brás, em Belém, foi construído em homenagem ao centenário desse ex-governador do Pará. Atualmente, o monumento está completamente abandonado. O espaço, que era um dos pontos turísticos da cidade, amarga 16 anos de descaso das duas últimas gestões municipais.
Os sinais de abandono podem logo ser vistos no próprio interior do Memorial, que está completamente tomado por moradores de rua. “Lá dentro tem muito lixo, fazemos lá dentro de banheiro também para fazermos todas as nossas necessidades. Mas também muitos moram dentro do chapéu”, disse um dos moradores de ruaque não quis se identificar.
- Obras de reconstrução e ampliação do Museu do Marajó iniciam hoje
- Fafá de Belém relata depressão após cirurgia plástica mal sucedida
Além disso, a própria estrutura do Chapéu do Barata aponta sinais de descaso. Parte das paredes está destruída e pichada, com muito lixo e fezes humanas ao redor do local. Até as grades que haviam sido colocadas para proteção do espaço foram arrancadas. “É um abandono muito grande e durante muito tempo. Os dois últimos prefeitos desprezaram esse Memorial completamente”, declarou Ramon Almeida,42, motorista de aplicativo.
INSEGURANÇA
As pessoas que passam pelo Memorial Magalhães Barata ou que moram nas proximidades afirmam que a situação compromete a segurança de quem transita por lá, sobretudo durante o período da noite. “Acontecem roubos repentinos, furtos e eles correm para dentro do chapéu. Durante a noite é pior, pois fica escuro, aí fica mais fácil aos descuidistas”, reclamou Paulo Campos, 37, mecânico.
Diante do descaso nos últimos anos pelos poderes municipais que governaram Belém, as pessoas esperam que a nova gestão cuide do espaço. “É uma monumento bonito que conta um pedaço da história da cidade, do Estado, já que faz homenagem ao governador Magalhães Barata. Que essa valorização aconteça por parte do novo prefeito”, pediu Sonia Rodrigues, 36, corretora.
VISITA TÉCNICA
Em nota, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) disse que nos próximos dias fará visita técnica junto com outras secretarias para avaliar as medidas cabíveis e planejar ações.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar