Uma moradora do município de Baião, no nordeste paraense, acionou a Polícia Militar após perceber que o "gato" que estava criando em casa, há pelo menos sete meses, era na verdade uma jaguatirica, também conhecida pelo nome popular de "gato do mato". As informações são da Istoé.
O animal silvestre foi resgatado no sítio onde a mulher mora, de acordo com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da cidade.
LEIA MAIS!
Cachorro é morto a facadas após "roubar" pedaço de carne em açougue
Agora me deu medo! Esquiador não percebe urso atrás dele em descida de montanha; veja o vídeo
Durante o resgate, agentes constataram que o animal não apresentava nenhuma lesão aparente superficial e encontra-se em boas condições físicas. A jaguatirica foi encaminhada para o Batalhão de Polícia Ambiental.
O animal ficará no local até ser encaminhado para um órgão competente pela gestão da fauna silvestre ou instituições legalmente habilitadas para receber o animal.
JAGUATIRICA
A Jaguatirica, ou gato do mato, é considerado como o terceiro maior mamífero das américas atrás da onça pintada e do puma.
O habitat natural da jaguatirica compreende savanas, cerrado, pantanal, caatinga, mangues, florestas tropicais e subtropicais.
Pertence à família dos felinos, seu nome científico é Leopardus pardalis. Possui hábitos noturnos para se deslocar e caçar e dorme durante o dia. Territorialista, costuma demarcar seu território com urina e fezes.
Diferente de um gato normal, quando adulta, a jaguatirica mede entre 90 centímetros e 1,35 m (incluindo a cauda) e em média pesam entre 7 kg e 16 kg.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar