Foram confirmados dois casos da nova variante da Covid-19 no estado do Pará. A informação foi divulgada pelo governador Helder Barbalho na noite desta sexta-feira (29) em publicação nas redes sociais.

  1. Mutação do novo coronavírus pode reinfectar quem já teve Covid-19
  2. OMS aponta presença da variante de Manaus em oito países
  3. Covid-19: Brasil pode ter "megaepidemia" se variante do Amazonas se espalhar

A confirmação foi feita pelo Instituto Evandro Chagas. A variante que circula no Amazonas foi identificada em um homem, de 58 anos, e em uma mulher, de 26 anos, no município de Santarém, oeste paraense.

Pessoal, lamento informar que foram confirmados dois casos da nova cepa, aqui no Pará. A confirmação foi feita pelo Instituto Evandro Chagas. A Variante que circula no Amazonas foi identificada em: um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos de idade, no município de Santarém.

— Helder Barbalho (@helderbarbalho) January 29, 2021

A possibilidade da variante já estar circulando no Estado era considerada pelas autoridades públicas. Em coletiva realizada na última quinta-feira (28) para apresentar o novo decreto estadual que mudou o bandeiramento dos municípios, o governador Helder Barbalho disse que era preciso trabalhar com a possibilidade de que a mutação poderia estar em solo paraense. No caso do oeste do Pará, algumas cidades são vizinhas do estado do Amazonas, onde a nova variante está agindo.

VEJA TAMBÉM:

  1. Turistas terão que comprovar hospedagem em Algodoal e não poderão levar bebida alcóolica
  2. Operação integrada fiscaliza cumprimento do decreto estadual para prevenir a Covid-19
  3. Cidades de praias no Pará decidem sobre decreto de combate à covid-19
  4. Marabá restringe acesso a praias e só grupo de risco poderá entrar nos supermercados no início da manhã

Por meio das redes sociais, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) reforçou a importância da população em continuar mantendo o uso de máscara, álcool 70% e respeitar o distanciamento social para evitar o aumento de casos da doença nas demais cidades.

Comunicado foi feito pelo governador Helder Barbalho. Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

MAIS ACESSADAS