A Prefeitura de Belém, por meio  da Guarda Municipal,  realizou durante o fim de semana, diversas  ações conjuntas de fiscalização preventiva nas praias dos distritos de Outeiro e Mosqueiro para evitar aglomerações e a propagação do coronavírus (Covid-19). 

Policiais cumprem decreto e impedem banhistas de entrar na praia do Atalaia, em Salinas

Os agentes percorrem as faixas de areia orientando a população sobre a mudança do bandeiramento da região, para laranja,  e sobre as novas medidas de prevenção, previstas no Decreto Metropolitano, n°800, que  restringe o uso das praias durante o período de 15 dias. Além disso, comércios,  estabelecimentos, praças e espaços públicos de Belém e Icoaraci, também receberam fiscalização durante o sábado (30) e domingo(31). 

"Orientação, é a palavra de ordem durante toda a ação. Estamos conversando e explicando sobre o vírus e da necessidade e obrigatoriedade do uso de máscaras, álcool em gel e qualquer tipo de aglomeração não é permitida", explicou Manoel Arnoud, Inspetor Coordenador da Inspetoria de Mosqueiro (IRMO).

Ele pede que a população colabore e faça a sua parte. "O cidadão precisa ser responsável com a sua vida e de outrem. Se cada pessoa seguir as normas de combate a disseminação da Covid-19 já estará ajudando com o nosso trabalho e principalmente com a diminuição de contágio."

No sábado (30), em Mosqueiro, 59 pessoas foram orientadas sobre a proibição de uso das praias e 13 barracas foram vistoriadas pelos agentes da Inspetoria do distrito.

Na Praia Grande, em Outeiro, o Grupamento de Ações Táticas com Cães ( ATAC) orientou 32 pessoas e seis barracas.

Durante o período noturno, a orla de Icoaraci recebeu a fiscalização da GMB,  através do Grupamento Ronda da Capital ( RONDAC) em parceria com o 10°Batalhão da PMPA.

Durante a ação 18 estabelecimentos receberam a visita dos agentes e destes,11 foram notificados e 4 fechados.

O Portal da Amazônia também recebeu ações dos agentes da Ronda Ostensiva Municipal ( ROMU). Na orla, 120 pessoas receberam orientação sobre o uso correto e obrigatório das máscaras de proteção individual.

Neste domingo (31), em Mosqueiro, as praias do Farol, Chapéu Virado, Murubira, São Francisco e  Ariramba, durante o período de 10h às 16h, foram feitas  orientações e arbordagens em 56 pessoas e 21 barracas.

Em Outeiro, 15 banhistas foram retirados da praia e 25 pessoas foram orientadas sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras no calçadão. Além disso, 5 restaurantes receberam explicações sobre as normas do decreto em vigor.

As ações de fiscalização e orientação vão continuar até a vigência do decreto, e a população pode fazer denúncias sobre estabelecimentos que não cumprirem as regras do decreto, ligando para o 153.

Foto: Divulgação/GMB

MAIS ACESSADAS