plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÊMICA

Feriado ou ponto facultativo? Tire suas dúvidas sobre o Carnaval

Advogado especialista em Direito e Processo do Trabalho explica quais os deveres dos trabalhadores durante o período da folia, embora as comemorações estejam suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Feriado ou ponto facultativo? Tire suas dúvidas sobre o Carnaval camera O feriado de carnaval não faz parte do calendário por lei, mas algumas empresas liberam os funcionários | Olga Leiria/Arquivo

Mesmo sem as comemorações do Carnaval este ano – para tentar conter o avanço da Covid-19 –, gerou-se muitas dúvidas no ramo trabalhista sobre como seriam administradas as folgas nas empresas públicas e privadas. A folia, por exemplo, cairá entre os dias 15 e 16 de fevereiro, sendo a terça-feira (16) conhecida como feriado de Carnaval, embora não seja oficialmente um feriado nacional, ou seja, não faz parte do calendário por lei.

Senador Jader exige que Pazuello explique critério que deixou o Pará em último lugar na distribuição de vacinas

Para tentar esclarecer este e mais alguns questionamentos que permeiam a relação trabalho x carnaval, como advertências, ponto facultativo ou demissão por justa causa, o DIÁRIO ouviu o advogado especialista em Direito e Processo do Trabalho, André Serrão. Veja abaixo o tira-dúvidas.

Shopping centers de Belém vão funcionar normalmente

Shopping centers e o centro comercial de Belém funcionarão normalmente entre os dias 15 e 17 de fevereiro. Da mesma forma, as redes de supermercados estarão abertas e também serão opções deste Carnaval.

Segundo o Sindicato das Lojas de Belém (Sindilojas), o funcionamento das lojas dos shoppings e das ruas se deve ao fato de que as datas programadas ao Carnaval não são consideradas feriados, sobretudo que os festejos relacionados ao período estão proibidos de ocorrer.

Bancos fecham e só reabrem na Quarta-feira de Cinzas

Em razão da pandemia de Covid-19, muitos estados e municípios brasileiros revogaram seus pontos facultativos e cancelaram suas festas e desfiles de carnaval.

Apesar disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febrabab) informa que, de acordo resolução do Banco Central, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 15 e 16 de fevereiro - segunda e terça-feira de carnaval - não haverá atendimento ao público nas agências de todo o Brasil.

Na quarta-feira de cinzas (17) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Feriado ou ponto facultativo? Tire suas dúvidas sobre o Carnaval
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!