Diante dos protestos dos caminhoneiros e motoristas de aplicativos que protestam contra o ICMS, que na visão deles e do presidente Jair Bolsonaro, é o responsável pelo aumento dos preços dos combustíveis, o Governo do Pará resolveu esclarecer algumas dúvidas sobre o imposto.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) informa que o reajuste do preço do combustível é de responsabilidade exclusiva do Governo Federal e da Agência Nacional do Petróleo. Logo, o Estado do Pará aplica o preço da Petrobrás”.

Sobre o ICMS, o Governo esclarece que “não houve aumento do imposto estadual. Enquanto isto, a Petrobrás e ANP - ambos vinculados ao Governo Federal - aumentaram em quase 35% o valor da gasolina, na refinaria”.

Na nota, o Governo do Estado afirma que se solidariza com a população penalizada com os altos preços dos combustíveis.

Ex-governadora também opinou sobre o aumento.

Ana Júlia Carepa, ex-governadora, usou seu perfil no Twitter para falar sobre a situação.

Mas é muita pilantragem desses caminhoneiros!
Combustível era 2,60 foi paralisação contra a Pres. Dilma
Combustível a quase 5,00 os governadores são responsáveis?! Política de Preços da Petrobras implementada por Temer e mantida por Bolsonaro é que é responsável! #ForaBolsonaro

— Ana Júlia (@AnaJuliaPCdoB) February 22, 2021
Imposto não é responsável pela política de preços dos combustíveis que segue protocolo da ANP e do mercado exterior Foto: Freepik

MAIS ACESSADAS