plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO

Grupamento Aéreo se mobiliza para levar a vacina contra a Covid-19 a dez municípios

Operação se iniciou pelos municípios de Santarém, Altamira, Anajás, Chaves, Afuá, Breves e Cametá e deverá prosseguir até domingo, 28

Imagem ilustrativa da notícia Grupamento Aéreo se mobiliza para levar a vacina contra a Covid-19 a dez municípios camera Pedro Guerreiro/Agência Pará

Mais de 32 mil doses de reforço das vacinas para os grupos prioritários, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, estão sendo transportadas aos municípios do interior do Estado, a partir desta sexta-feira (26), pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

O transporte das vacinas para os dez municípios, por via aérea, se encerra no domingo (28). Os primeiros voos decolaram às 8h desta manhã, 26, com destino a Santarém, Altamira, Anajás, Chaves, Afuá, Breves e Cametá. No sábado (27), é a vez do município de Gurupá, e no domingo (28) serão entregues os lotes de vacina a Conceição do Araguaia e Marabá, no sudeste do Pará.

Desde o início da vacinação no Pará, a Segup e a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa), trabalham de forma integrada, dando andamento aos planos de voos que seguem distribuindo aos municípios paraenses novas doses da CoronaVac/Sinovac, desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan.

As embalagens contendo as doses das vacinas são levadas até os Centros Regionais de Saúde (CRS) pelo Graesp, onde os gestores de cada cidade ficam responsáveis pela condução até o destino final. Estão sendo utilizadas quatro aeronaves (dos modelos King Air, Caravan e EC145) para as entregas. Policiais Militares fazem a escolta das vacinas em todo o Estado, até os destinos finais.

O secretário de Segurança Pública, delegado Ualame Machado, destaca que o grupamento aéreo, com apoio do grupamento fluvial, garante que as vacinas cheguem rapidamente a cada município do Pará.

"Toda a nossa estrutura é acionada para que de forma simultânea possamos fazer com que a vacina chegue em todo o estado do Pará e nas suas diversas regiões e possamos continuar com o plano de vacinação, imunizando o máximo de pessoas possíveis no nosso Estado”, explica o secretário.

O titular da pasta de Saúde Pública, secretário Rômulo Rodovalho, ressalta a importância da rapidez na entrega dos lotes, para que haja um melhor resultado no combate à Covid-19.

“É de conhecimento de todos a importância da imunização contra a Covid-19. E a integração entre a Segup, Sespa e outros órgãos é fundamental para fazer com que as vacinas cheguem o mais rápido possível a quem mais precisa”, destacou.

MAIS VACINAS

O Pará receberá 1,5 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 até o dia 30 de março, segundo informou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ao governador Helder Barbalho, durante reunião na última semana, em Santarém, oeste paraense.

O governador anunciou na terça-feira (23) que comprará 3 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 de laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar a aquisição de doses por estados e municípios.

Calendário de chegada ao Pará dos lotes de vacinas já enviados pelo Ministério da Saúde:

- 18 de janeiro: 173.240 doses da CoronaVac/Sinovac

- 24 de janeiro: 49 mil doses da Oxford/AstraZeneca

- 25 de janeiro: 29.200 doses da CoronaVac/Sinovac

- 06 de fevereiro: 64.400 doses da CoronaVac/Sinovac.

- 24 de fevereiro: 98.200 doses da CoronaVac/Sinovac (37.200) e Oxford/AstraZeneca (61 mil).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias