Notícias / Notícias Pará
PLANO DE IMUNIZAÇÃO

Região Oeste avança com vacinação de idosos entre 75 e 79 anos

Imunização ganhou impulso com a chegada de novas doses da vacina distribuídas pelo Governo do Estado

terça-feira, 02/03/2021, 17:00 - Atualizado em 02/03/2021, 16:59 - Autor: Agência Pará


Imagem ilustrativa da notícia: Região Oeste avança com vacinação de idosos entre 75 e 79 anos
| Marcelo Seabra/Agência Pará

Dando continuidade ao Plano Paraense de Vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19), os municípios da Região Oeste do Pará estão imunizando idosos entre 75 e 79 anos. Na última sexta-feira (26), o Governo do Estado distribuiu 19.720 doses da vacina Oxford/AstraZeneca na região. O carregamento foi enviado pelo Ministério da Saúde.

Já nesta terça-feira (02), foi a vez do município de Santarém iniciar a imunização dos idosos em quatro locais no formato de drive-thru. Estruturas foram montadas na Universidade Estadual do Pará (Uepa), Centro Universitário da Amazônia (Unama), Centro Cultural João Fona e Shopping Rio Tapajós.

A enfermeira da rede de saúde pública municipal e professora da UEPA, Eulália Ramos, explicou que o início desta nova fase da imunização contra à Covid-19 foi marcado pela alta aceitação da sociedade e relatos de alegria e esperança. 

“Muito importante essa vitória da ciência em relação à vacinação dos idosos. Tivemos a primeira fase vacinando pessoas acima de 80 anos e agora estamos vacinando de 75 a 79 anos. O sentimento de quem vem vacinar é de muita alegria, gratidão e amor à vida. Observamos essa alegria na fisionomia dos idosos e seus parentes”, relatou Eulália Ramos.

A aceitação do imunizante pode ser vista no posto de vacinação montado no Campus da  Uepa no município. Um exemplo foi  Clodoaldo Pereira dos Santos que aproveitou a oportunidade e levou o pai, a mãe e o tio para vacinarem. “Graças a Deus chegou a vacina. Eu olhava as notícias todos os dias esperando por isto. É saúde em primeiro lugar”, disse. 

“Essa vacina vacina é a solução para permanecermos vivos”, completou Maria Gomes Parente ao ser vacinada.  

A coordenadora de Saúde da Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará, Talita Liberal, explica que, após contato com os gestores municipais, a expectativa é que todas as cidades iniciem a vacinação ainda nesta semana.  

“Após recebermos os imunizantes, montamos uma estratégica logística para que as vacinas chegassem ao município o mais rápido possível. Foram entregas terrestres e aéreas. A maioria dos municípios já iniciou a vacinação e os demais informaram que irão iniciar no máximo até amanhã. É muito importante imunizar a população e estamos esperançosos”, detalhou. 

A coordenadora da Secretaria Regional de Governo afirmou que o cenário da pandemia na região exige cautela, manutenção do distanciamento social. “Ainda estamos em uma situação de risco em relação à contaminação, principalmente, porque estamos com alguns casos notificados da nova variante na região. Então, todo cuidado é pouco e a responsabilidade é de todos” completou. 

Mais vacinas

O Pará deve receber 1,5 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 até o dia 30 de março. A informação foi repassada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ao governador Helder Barbalho, durante reunião na última semana, em Santarém, no oeste paraense.

O governador pretende comprar 3 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 de laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizar a aquisição de doses por estados e municípios.

Calendário de chegada ao Pará dos lotes de vacinas já enviados pelo Ministério da Saúde:

- 18 de janeiro: 173.240 doses da CoronaVac/Sinovac

- 24 de janeiro: 49 mil doses da Oxford/AstraZeneca

- 25 de janeiro: 29.200 doses da CoronaVac/Sinovac

- 06 de fevereiro: 64.400 doses da CoronaVac/Sinovac.

- 24 de fevereiro: 98.200 doses da CoronaVac/Sinovac (37.200) e Oxford/AstraZeneca (61 mil).

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS