plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
LOCKDOWN

Belém é a capital com maior índice de população em casa para conter Covid-19

O secretário de Segurança, Ualame Machado, avalia que o lockdown foi decisivo para esse bom resultado no combate à pandemia

Imagem ilustrativa da notícia Belém é a capital com maior índice de população em casa para conter Covid-19 camera Comércio de Belém fechado após decreto | Mauro Ângelo/Diário do Pará

Comparada a todas as capitais do Brasil, Belém foi a cidade onde o isolamento social foi mais respeitado e a maioria da população permaneceu em casa, nesta terça-feira, 16. Belém ocupou o primeiro lugar no ranking, com 48,10% das pessoas em casa, e o Pará, entre os estados, ficou na segunda posição, com índice de isolamento de 42,83%.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) nesta quarta-feira, 17.

“Nós estamos retornando com a divulgação desses dados e, no primeiro dia da publicação, já em vigor o lockdown, nós tivemos o Pará como o segundo melhor isolamento social do Brasil e Belém como o melhor isolamento entre as capitais do País. Claro que ainda precisamos melhorar, ainda é muito aquém do que é desejado pelos órgãos de saúde, mas reflete justamente o efeito do lockdown que vem sendo feito nos cinco municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém”, destacou o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.

Os números são obtidos pela empresa de software In Loco, desenvolvedora de tecnologia que permite ao órgão monitorar o percentual de pessoas que se deslocam entre os municípios paraenses e pelos bairros da Região Metropolitana de Belém.

“Nós temos a parceria com a empresa que desenvolveu o programa de isolamento social de monitoramento, desde o início da pandemia. O Pará foi o segundo Estado do Brasil a aderir a essa parceria com a empresa que, de forma voluntária e sem custos, repassa as informações à Segup e nós divulgamos”, acrescentou o titular da Segup.

Desde às 21h de segunda-feira (16), cinco municípios da Região Metropolitana de Belém entraram em lockdown, situação na qual estão permitidos o funcionamento apenas das atividades essenciais. As pessoas que precisarem transitar em vias públicas devem ter em mãos a declaração que comprove a necessidade da saída de casa.

MAIS DADOS

Nos municípios da RMB que estão em lockdown, as taxas de isolamento foram: Ananindeua (46,0%), Marituba (43,3%), Santa Bárbara (35,8%) e Benevides (45,4%).

Em Belém, os piores índices de isolamento social foram registrados nos bairros: Água Boa (25,0%), Tenoné (25,0%) e Águas Lindas (30,3%). Já os melhores foram computados no Mangueirão (70,4%), Curió-Utinga (65,3%) e Reduto (60,6%).

Em Ananindeua, os piores índices foram apontados nos bairros: Guanabara (28,6%), Icuí-Laranjeiras (30,4%) e Águas Brancas (33,3 %). Os que mais respeitaram foram: 40 Horas (58,4%), Cidade Nova V (57,4%) e Curuçambá (56,0%).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias