Na noite de terça-feira (16), um estranho objeto luminoso foi visto cruzando os céus de algumas cidades brasileiras, surpreendendo moradores de Belém e de pelo menos outros quatro municípios do Pará. Astrônomos dizem que foi a reentrada de um lixo espacial, mais especificamente parte de um foguete lançado em 1992.

Ao notar o fenômeno, diversas pessoas começaram a compartilhar imagens impressionantes nas redes sociais. Ao que tudo indica, boa parte do objeto se desintegrou sobre a região metropolitana de Belém.

Pedaço de foguete

Analisando os vídeos da bola de fogo e os dados de monitoramento aeroespacial internacional, o objeto foi identificado como o NORAD 22032: o terceiro estágio de um foguete francês Ariane 44L, lançado a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, em 9 de julho de 1992.

“Sua reentrada estava prevista para o último domingo, dia 14, de acordo com os cálculos de Joseph Remis, especialista em reentradas. O corpo do foguete já não era observado em órbita desde o dia 11”, conta Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network). O terceiro estágio de um foguete é o responsável por inserir sua carga útil em órbita. No caso, era o satélite indiano INSAT-2A, geoestacionário de comunicação e meteorológico. O próprio satélite já virou lixo espacial, após uma falha de controle em 2002. 

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS