plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESTOQUE ACABANDO

'Kit intubação' pode acabar em hospitais privados de Belém

Sindicato alerta que escassez de remédios essenciais para intubação levar a colapso na saúde nos hospitais privados do Pará

Imagem ilustrativa da notícia 'Kit intubação' pode acabar em hospitais privados de Belém camera RE

O Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Pará (Sindesspa) emitiu um comunicado alertando para a falta de medicamentos e/ou instrumentos usados no chamado "kit intubação", que permite os procedimentos de intubação de pacientes com covid-19. A falta dos insumos pode agravar de maneira sem precedentes a crise na saúde pública enfrentada nos municípios do Pará e em todo Brasil.

Segundo o sindicato, a situação é "alarmante". Por meio de nota, o Sindesspa tenta chamar a atenção, urgentemente, das autoridades e dos órgãos de saúde porque, segundo a entidade, alguns hospitais privados estão com estoque para apenas os próximos quatro dias de atendimento na capital paraense.

"O que ocorreu é que o Ministério da Saúde emitiu Requisições Administrativas para os fabricantes dos medicamentos e equipamentos do Kit Intubação, o que é quase um confisco, já que ele compra todo o estoque desses fabricantes para garantir o atendimento dos hospitais públicos", explica Breno Monteiro, presidente do Sindesspa.

"No entanto, em compensação, [a Requisição Administrativa] desorganizou o fluxo normal de fornecimento para os hospitais privados, que não estão conseguindo repor o estoque", continua Breno.

O representante do sindicato explica que já a situação alarmante já foi repassada para órgãos como Ministério da Saúde, Procon e Ministério Público.

"Estamos enfrentando esse problema desde a semana passada. Os hospitais privados têm procurado os distribuidores e não conseguem comprar. Alguns hospitais de Belém estão relatando estoques suficientes só para quatro ou cinco dias", Breno Monteiro.

O sindicato finaliza a nota oficial com um apelo para que poder público faça intermediação do problema, caso contrário, a situação poderá provocar um caos ainda maior na falta de subsídios para o atendimento de pacientes com covid-19.

Veja nota oficial do Sindesspa.

'Kit intubação' pode acabar em hospitais privados de Belém
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias