O Mercado do Ver-o-Peso, um dos principais pontos turísticos de Belém, completa 394 anos neste sábado (27). O espaço - que é símbolo da diversidade cultural paraense e amazônica - não terá a tradicional festa de comemoração (com corte de bolo e gincanas), pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia da Covid-19.
O espaço, tombado como patrimônio histórico, é formado por um complexo que envolve a feira, a Pedra do Peixe, Solar da Beira, além dos mercados Francisco Bolonha, onde é feita a venda de carnes, e Mercado de Ferro, onde se comercializa o peixe. Ao todo, mais de mil comerciantes permissionários cadastrados pela Prefeitura de Belém atuam no complexo.
Em dias normais, o Ver-o-Peso chega a receber cerca de 50 mil visitantes e conta com aproximadamente 1.500 trabalhadores. A feira é considerada o principal cartão postal de Belém e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar