Com o fim do lockdown nos municípios da Região Metropolitana I, composta por Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, o bandeiramento antes preto, passa a ser vermelho, o que ainda impõe medidas restritivas para conter o avanço no número de casos confirmados pela Covid-19 na região.
Em coletiva de imprensa, realizada no último sábado (27), o governador do Estado Helder Barbalho, destacou que, apesar do novo bandeiramento, a situação na Região Metropolitana ainda é preocupante, principalmente em Belém. O anúncio aconteceu após o Pará atingir a marca de 10.192 óbitos provocados pela pandemia, e registrar mais de 88% de ocupação de leitos de UTI nos hospitais públicos que atendem pacientes infectados pela covid-19.
Além disso, nesses municípios da região metropolitana ainda permanecerá o horário restrito para circulação de pessoas que começará de 21h às 5h, o chamado toque de recolher.
Atividades não essenciais podem voltar a funcionar a partir desta terça-feira (30). A mudança no bandeiramento permite a volta do funcionamento de academias de ginástica e estabelecimentos afins até as 20h, entretanto não estão autorizadas as atividades coletivas como aulas de dança ou treinos de fucionais.
Além disso, os shoppings centers podem reabrir no horário das 11h as 20h, com exceção das praças de alimentação, que funcionarão até as 18h.
O comércio de rua funciona com o expediente reduzido, das 9h as 17h. Já os restaurantes e estabelecimentos similares são permitidos a funcionar até as 18h. Salões de Beleza podem funcionar até às 18h, porem com agendamento.
Outro destaque é sobre a volta das tradicionais novenas do Perpétuo Socorro, agora com a capacidade de 50% de lotação nas igrejas. No entanto, as novas dos horários das 20h e 21h estão suspensas.
Como o feriado da Semana Santa, a partir do próximo dia 05, fica autorizado o retorno das aulas presenciais na rede particular, em caráter híbrido, priorizando o ensino remoto.
Apesar da liberação de vários setores, ainda permanecem fechados, bares, casas de show e estabelecimentos similares, além de cinemas e teatros.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar