Notícias / Notícias Pará
SÁBADO DA ALELUIA

Belém terá oficinas para ensinar a montar boneco do Judas

Apoio firmado entre Fumbel e Associação dos Malhadores de Judas de Belém pretende realizar uma série de oficinas itinerantes nos bairros da capital

sábado, 03/04/2021, 19:43 - Atualizado em 03/04/2021, 19:50 - Autor: DOL


Objetivo das oficinas é valorizar a cultura na capital.
Objetivo das oficinas é valorizar a cultura na capital. | Arquivo/Agência Belém

Com o objetivo de resgatar a tradicional malhação de Judas, foi firmado um apoio entre a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) com a Associação dos Malhadores de Judas de Belém e Distritos para promover diversas oficinas itinerantes nos bairros e distritos da capital.

As oficinas serão realizadas logo após a Semana Santa de 2022 e irão ensinar, principalmente crianças e jovens, confecção de bonecos, decoração de eventos e sonorização. Consequentemente, valorizando a cultura popular e a tradição da malhação de Judas.

Nesse sábado (3), em virtude da pandemia, o festejo que costuma tomar as ruas ficou resumido a um grupo de quatro associados que se reuniram na casa de um deles para “malhar um Judas” na parede e manter viva a tradição.

“A Fumbel vai apoiar, a partir do ano que vem, oficinas que levem o conhecimento dos construtores dos bonecos para as praças, contando a história da prática cultural para todas as pessoas. E o melhor é que essa proposta foi feita pela própria associação”, disse Michel Pinho, presidente da Fumbel.

A Associação em questão foi fundada há 21 anos e atualmente conta com 19 associados de bairros como Cremação, Condor, Marco, Umarizal, Fátima, Pedreira, Guamá, Terra Firme e o distrito de Icoaraci. Todos os integrantes se mobilizam para proporcionar à comunidade eventos sociais e beneficentes.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS