plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GRATUITO

Projeto realizará ações sociais no interior do Pará

Entre os municípios que receberão as ações de esporte, saúde e cidadania, estão Castanhal, Vigia, Capanema, entre outros.

Imagem ilustrativa da notícia Projeto realizará ações sociais no interior do Pará camera Divulgação

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Gestão (IBDG), iniciará o projeto itinerante de esporte, cidadania e saúde, que tem o objetivo de distribuir materiais esportivos e cartilhas socioeducativas em seis municípios do estado. A primeira cidade a receber a ação será a capital paraense, neste domingo, 11, na Praça da República, a partir das 9h. Ainda em abril, as atividades vão ocorrer em Castanhal e Santa Maria do Pará, em maio, em São Miguel do Guamá, e, junho, em Vigia e Capanema.

Um dos intuitos da iniciativa é conscientizar e orientar jovens e adultos sobre a importância da prática esportiva e da qualidade de vida, principalmente neste momento de pandemia, além de fomentar a cidadania através de discussões de temas importantes na sociedade.

Serão distribuídas seis cartilhas de diversos temas como: atividades físicas, educação e prevenção de DST’s, sexualidade na adolescência, trabalho infantil, prevenção contra a covid-19 e como identificar e denunciar a violência doméstica. Além disso, haverá, também, ação de orientação sexual ofertando preservativos para adolescentes em praças e escolas públicas.

De acordo com João Mendes, coordenador do projeto, a pandemia de covid-19 trouxe um grande impacto negativo à saúde física e mental em todo o mundo. O isolamento social foi uma recomendação que fez reduzir vertiginosamente a prática de exercícios e, hoje, existem diversos estudos relatando aumento de depressão e do transtorno de ansiedade.

“Praticar exercícios regularmente libera endorfina e dopamina, oxigena o cérebro e estimula a neurogênese, auxiliando na redução do risco de episódios depressivos e até suicídios, casos recorrentes em períodos de pandemia. Por isso, o material entregue à população é didático e terá uso relevante para quem desejar iniciar as atividades físicas em casa”, destaca Patrick.

Outro fator importante do trabalho educativo das cartilhas é em relação à identificação de casos de violência em casa, já que, em meio a pandemia, que colocou as famílias em isolamento social, esse índice aumentou em cerca de 40%, afetando, principalmente, mulheres em vulnerabilidade.

“Buscaremos mais que orientar, iremos cuidar da população das cidades. É preciso proteger duplamente os membros da nossa sociedade em especial as crianças, adolescentes e mulheres”, finaliza o coordenador.

Serviço:

Projeto itinerante de esporte, cidadania e saúde

-11 de abrill- Belém

- 16de abril – Castanhal

- 23 de abril – Santa Maria do Pará

- 07 de maio – São Miguel do Guamá

- 21 de junho – Vigia

- 03 de junho – Capanema.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias