Notícias / Notícias Pará
SEGURANÇA

Choveu e está na rua? Cuidado com raios e outros perigos 

Atenção deve ser redobrada porque um “abrigo” também pode apresentar perigo.

terça-feira, 27/04/2021, 11:49 - Atualizado em 27/04/2021, 12:30 - Autor: Diário Online


Cuidados devem ser reforçados em dias de chuva, para evitar acidentes graves ou até fatais.
Cuidados devem ser reforçados em dias de chuva, para evitar acidentes graves ou até fatais. | Arquivo/Ag. Pará

Quem nunca pegou um toró no meio na rua, andando ou dentro de um carro, pela capital paraense, né? Em dias de chuva, todo o cuidado é pouco e a atenção deve ser reforçada para evitar acidentes graves ou até fatais. 

Engasga com saliva? O que pode ser? Entenda o problema!

Pele, estômago e respiração; veja as utilidades da Copaíba

Sofre com ansiedade? Veja quais alimentos podem combater

Você sabe como se proteger e garantir a sua segurança quando estiver na rua em dias de chuva? Para te ajudar, veja as dicas preventivas elaboradas pela concessionária de energia que opera no Pará.

1 - Se estiver na rua e começar a chover, fique longe de campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, mastros e locais elevados;

2 - Evite encostar em grades e objetos metálicos. Não se abrigue em lugares descampados, que se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais, como raios;

3 - Se observar fios caídos, não se aproxime;

4 - Se, devido a ventania, observar algum objeto que foi arremessado na rede elétrica, como placas, galhos de árvores, entre outros, não se aproxime ou tente afastar a fiação. Fique longe dos fios! 

Cuidado com as árvores e fios elétricos

O executivo da área de segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, ressalta que muitas vezes, as precipitações vêm acompanhadas de ventos fortes e raios, que podem causar danos externos e afetar a rede elétrica. Seja na zona urbana ou rural, ele orienta sempre ficar longe das árvores.

“É muito comum as pessoas correrem, pararem carro ou moto debaixo de árvores durante a chuva, em busca de abrigo, por desconhecerem os riscos, e isso não é aconselhável haja vista que muitas delas podem esconder troncos e raízes corroídas por doenças ou insetos, o que podem estar sujeitas a quedas em dias de ventania e tempestades”, explica.

O aconselhável, segundo o executivo, é procurar uma casa de alvenaria ou o interior de um carro. Em zonas rurais, especificamente, onde há um número maior de cercas, a dica é tentar não se aproximar delas.

Colidiu contra um poste durante a chuva? O executivo orienta, seja condutor ou passageiros, a não sair do carro se houver fio elétrico sobre ele, pois podem tomar um choque se tocar o chão e o carro ao mesmo tempo, pois pode ocorrer um curto-circuito.

Outro alerta do executivo é jamais entrar em áreas alagadas que tenham poste ou qualquer outro equipamento da rede elétrica.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS