plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TURISMO

Algodoal terá terminal hidroviário reconstruído

O governador Helder Barbalho assinou, nesta sexta-feira (30), a Ordem de Serviço para reconstrução do Terminal Hidroviário de Algodoal, no município de Maracanã. A obra beneficiará diretamente mais de 30 mil habitantes.

Imagem ilustrativa da notícia Algodoal terá terminal hidroviário reconstruído camera Para explorar as belezas de Algodoal só se for pé ou de carroça. | Márcio Ferreira/Agência Pará

Algodoal é uma ilha de pescadores, transformada em Área de Preservação Ambiental (AP), que reúne as praias bonitas e sossegadas do Pará. Rústica, é acessível por barcos, não sendo permitida a circulação de carros - as únicas maneiras de explorar as belezas da região são a pé ou de carroça.

Com objetivo de fomentar a atividade turística e atender à população , o governador Helder Barbalho assinou na tarde desta sexta-feira (30) a Ordem de Serviço para reconstrução do Terminal Hidroviário de Algodoal, no município de Maracanã, na região Nordeste. A obra - importante para o transporte, a economia local e o turismo - beneficiará diretamente mais de 30 mil habitantes.

"Algodoal faz parte de Maracanã, mas é de todo o Pará, e todos nós nos orgulhamos muito do que Algodoal representa para o nosso Estado. Essa obra também representa geração de emprego e renda nessa comunidade. Temos duas importantes vocações nessa região: pesca e agricultura, e turismo. Temos que cuidar do turista, mas primeiro do povo daqui, pois se a população estiver feliz, o turista também vai estar", garantiu o governador.

O Terminal será construído pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), destinado a oferecer melhores condições de mobilidade aos moradores da vila e das localidades próximas, e também aos visitantes que buscam Algodoal por seus encantos naturais. Para a ilha, o transporte hidroviário é o principal meio de locomoção. O presidente da CPH, Abraão Benassully, destacou que a assinatura da Ordem de Serviço representa o investimento do Estado na melhoria da comodidade para o morador e o turista.

O barqueiro José Ribamar Rabelo acredita que, com o Terminal Hidroviário, seu trabalho vai melhorar bastante, pois terá uma estrutura de qualidade para receber os turistas. "Esse Terminal é a realização de um sonho", disse José Ribamar.

Estrutura para o turista - O prefeito de Maracanã, Reginaldo Carrera, agradeceu ao governo do Estado pelo cuidado com a Ilha de Algodoal. "Algodoal tem um grande potencial turístico, e o Estado reconhece isso com as melhorias que tem feito aqui", ressaltou o gestor.

Plataforma e rampas - Após a reconstrução, o Terminal Hidroviário será entregue com cadeiras confortáveis e sala de espera para 50 pessoas; banheiros; quatro guichês para vendas de passagens; lanchonete; loja para venda de artesanato e bebedouro. O projeto também inclui sistema de captação de água pluvial para reuso. As instalações elétricas e hidrossanitárias serão renovadas, assim como a sinalização e a plataforma de embarque das carroças - único veículo permitido nas brancas areias de Algodoal.

Já a obra naval consiste na instalação de duas rampas biarticuladas metálicas cobertas e flutuante metálico coberto, para embarque e desembarque de passageiros.

A obra será executada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal Maiandeua, que abrange 3.100,34 hectares. A estrutura hoje utilizada para embarque e desembarque de passageiros está em condições precárias, fora dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O local não possui conjunto naval e nem proporciona acessibilidade e segurança aos usuários, que precisam colocar os pés na areia e na água para embarcar e desembarcar na ilha.

O ato de assinatura da Ordem de Serviço foi acompanhado também pelo chefe da Casa Civil da Governadoria, Iran Lima; secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado; comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Dilson Júnior; deputado federal Hélio Leite (DEM), e deputados estaduais Junior Hage (PDT), Cilene Couto (PSDB) e Wanderlan Quaresma (MDB).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias