O uso de oxigênio é essencial em alguns casos de pacientes com Covid-19. Os casos moderados ou graves da doença podem exigir equipamentos que oferecem oxigênio para o organismo. O constante abastecimento tem garantido a segurança de pacientes internados nos hospitais por todo o Pará.
O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus”, da Marinha do Brasil (MB), irá atracar, neste domingo (2), na cidade de Belém (PA), com um tanque de 90 mil metros cúbicos (m³) de oxigênio líquido, da empresa White Martins, para atender hospitais com pacientes de Covid-19, no Pará e no Amapá. A ação faz parte de um esforço do Governo Federal para aumentar a disponibilidade de oxigênio medicinal nos Estados, frente a atual demanda elevada.
A operação de apoio logístico começou, no dia 22 de abril, com o transporte do tanque vazio do porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), até o Porto de Pecém (CE), a bordo do Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”. No Ceará, o tanque foi abastecido com oxigênio líquido e retornou ao Pará no NApOc “Purus”, a fim de dar prosseguimento à distribuição para os locais necessitados. Cerca de 150 militares foram empregados nas atividades.
A missão da MB contou com a colaboração da Companhia Docas do Pará (CDP), que disponibilizou cais e guindastes, da Santos Brasil, responsável pelo terminal de Vila do Conde, e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Desde março de 2020, por meio da Operação Covid-19, as Forças Armadas prestam apoio às medidas deliberadas pelo Governo Federal voltadas para reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus, permanecendo em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos quando se fizerem necessários.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar