Notícias / Notícias Pará
FIQUE ATENTO!

Últimos dias de vacinação para gripe. Veja quem pode tomar

Primeira fase da vacinação se iniciou em 12 de abril para reduzir as complicações que causam internação e mortalidade por três vírus da chamada influenza

segunda-feira, 03/05/2021, 17:06 - Atualizado em 03/05/2021, 17:06 - Autor: Agência Pará


Imagem ilustrativa da notícia: Últimos dias de vacinação para gripe. Veja quem pode tomar
| Reprodução

Prossegue até 10 de maio a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, tendo como grupos prioritários as crianças de seis meses a menores de seis anos, as mulheres puérperas, as gestantes e os trabalhadores de saúde.

O Pará iniciou a campanha no dia 12 de abril, com a meta de vacinar, primeiramente, 207.507 crianças de seis meses a um ano de idade. Porém, gradativamente, foram sendo abrangidos os demais grupos prioritários da primeira fase.

As metas atuais são vacinar também 430.360 crianças de 2 a 4 anos, 146.178 crianças de 5 anos, 17.055 puérperas, 103.754 grávidas e por enquanto 125.853 trabalhadores de saúde, que correspondem a 80% da meta total.

A finalidade da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas por três tipos do vírus Influenza na população alvo da campanha, ou seja, Influenza A/H1N1, Influenza A/H3N2 e Influenza B.

Segundo o diretor de Epidemiologia, Bruno Pinheiro, a Sespa já enviou as doses de vacinas dos grupos prioritários da 1ª fase para todos os municípios paraenses, faltando apenas os 20% das doses dos trabalhadores de saúde. “As vacinas estão disponíveis nas salas de vacinação das Unidades de Saúde dos 144 municípios paraenses. É importante levar a caderneta de vacinação”, ressaltou.

Ele lembrou que é fundamental que as famílias levem as crianças para tomar a vacina porque o Pará não tem alcançado a cobertura vacinal mínima nesse grupo prioritário nos anos anteriores. “As crianças que não são vacinadas correm o risco de adoecer e ter complicações como as pneumonias, desenvolverem quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e ainda descompensarem quadros de doenças pré-existentes, podendo levar à morte”, alertou.

BUSCA

Para alcançar as metas da Campanha de Vacinação, a Sespa orienta os municípios a adotarem estratégias diferenciadas para buscar a população alvo da campanha e o Pará alcançar a cobertura vacinal de pelo menos 90% da meta.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, o Programa Nacional de Imunização (PNI) é um dos mais importantes do Sistema Único de Saúde (SUS). “A vacina é uma das principais medidas de prevenção contra muitas doenças graves como poliomielite, sarampo, meningite e a gripe. Então é muito importante fortalecermos a parceria entre o governo do Estado, municípios e a população para juntos alcançarmos a cobertura vacinal ideal nesta campanha”, ressaltou.

GRIPE

A gripe é uma infecção viral comum que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco. A doença afeta os pulmões, o nariz e a garganta. Crianças pequenas correm alto risco. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.

SERVIÇO:

A vacina está disponível nas Unidades de Saúde de acordo com horário local.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS