plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FOI PARA O LIXO

Adepará apreende cerca de uma tonelada de pirarucu

Carga estava sendo transportada fora dos padrões sanitários na Região Metropolitana de Belém

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Adepará apreende cerca de uma tonelada de pirarucu camera O pirarucu estava sendo transportado em dois veículos cobertos apenas com lonas | Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), entre suas diversas atribuições, também fiscaliza o comércio clandestino de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal sem a rotulagem e a embalagem adequadas, o que é imprescindível para manter a saúde alimentar da população. Isso é fundamental porque fabricação, a embalagem e o armazenamento de qualquer produto de procedência desconhecida e em condições insatisfatórias podem gerar riscos à saúde.

Comida é saúde! Veja 6 alimentos que aliviam o estresse

Nesta semana a Adepará fez mais uma apreensão de carga com aproximadamente uma tonelada de pirarucu da espécie “Arapaima gigas”. A ação foi realizada por fiscais do Grupo Agropecuário Técnico, Tático e Operacional (Gatto) da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), em parceria com a Polícia Civil da UIPP Tenoné.

O produto aprendido foi vistoriado pelo gerente de pescados da Adepará, o médico veterinário Elton Toda, que constatou diversas irregularidades sanitárias: o pescado estava sendo transportado no interior de um veículo tipo Kombi e na carroceria de uma caminhonete D20, embalados apenas com lonas plásticas. O produto foi inutilizado na presença do proprietário e posteriormente encaminhando para destruição em digestor de indústria de reciclagem de resíduos de origem animal.

Momento da apreensão da carga pelos fiscais
📷 Momento da apreensão da carga pelos fiscais |Foto: Divulgação

“Anualmente, uma em cada 10 pessoas adoecem por doenças transmitidas por alimentos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e ao consumir um produto sem inspeção o consumidor corre o risco de se contaminar com bactérias, principalmente por Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus, causadoras de diarreia, vômito e infecção que podem levar a morte. Além disso, estabelecimentos clandestinos incorrem em crimes fiscais e ambientais. Dessa forma, a Adepará continuará realizando ações dessa natureza em defesa da saúde do consumidor e da preservação do meio ambiente”, defende a médica veterinária Adriele Cardoso, gerente do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

DENUNCIE

Para denúncias, você pode ligar para os telefones: (91) 3210-1101, 1105 e 1121, além de (91) 99392-4264.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias