
Até 2023 serão construídos no Pará quatro rebocadores de grande porte que representarão investimentos na ordem de US$ 30 milhões (mais de R$ 150 milhões) feitos pela empresa dinamarquesa Svitzer, que anunciou ontem a assinatura de um contrato com o estaleiro Rio Maguari, localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, para a entrega das embarcações, do tipo Azimuth Stern Drive (ASD), com 23 metros e uma força de tração média de 70 toneladas para operação no Brasil.
Com quatro mil funcionários e uma frota de 430 navios e operações em todo o mundo, a Svitzer é a líder global de mercado em serviços relacionados com reboques e marítimos. O primeiro dos quatro novos rebocadores será entregue em outubro de 2022, enquanto o último tem previsão e entrega para abril de 2023.
A empresa possui hoje uma frota de 14 barcos (12 construídos no Brasil e dois no exterior) espalhados em cinco portos brasileiros nas regiões Sul e Sudeste: Santos, Vitória, Rio Grande, São Francisco do Sul e Paranaguá. Esta será a quarta vez que a empresa encomenda novos rebocadores construídos no Brasil, sendo a primeira no Norte e no Pará.
“Os quatro novos rebocadores são uma importante adição à frota já existente e um elemento vital nas ambições de crescimento da Svitzer Brasil. Queremos crescer, aumentar os negócios e investir cada vez mais no país, principalmente nas regiões Norte e Nordeste”, disse ontem ao DIÁRIO Daniel Reedtz Cohen, diretor executivo da Svitzer Brasil.
A escolha do Rio Maguari pela Svitzer ocorreu após análise de vários estaleiros da região. Segundo Daniel, o Rio Maguari é bastante conhecido no mercado e possui grande expertise e qualidade na construção desse tipo de embarcação, sendo referência no mercado de rebocadores.
Daniel Cohen ressalta que a empresa já possui uma boa base de clientes no país, mas continua prospectando novos para atuar em novos portos pelo país. “Estamos muito otimistas no crescimento da economia brasileira, sobretudo no que se refere à exportação. Queremos aumentar ainda mais a nossa presença aqui e expandir a nossa frota e cobertura portuária”, aponta.
Ainda segundo o representante da Svitzer, que atua em 34 países, a ambição da empresa é atender seus clientes com o maior número possível e rebocadores construídos no Pará. “Os quatro novos rebocadores serão vitais para a nossa capacidade de satisfazer a necessidade dos nossos clientes de uma ampla cobertura geográfica e de fornecer sempre soluções de reboque seguras, confiáveis e eficientes”, garante.
Pelo menos 500 empregos serão gerados
Fabio Vasconcellos, diretor comercial do estaleiro Rio Maguari, disse que a empresa comemora ter ganho a licitação para construir os rebocadores de alto padrão. Segundo ele, o contrato é muito importante porque representa a entrada no restrito grupo de estaleiros que constroem rebocadores portuários para os principais operadores do mundo
O contrato possibilitará a geração de pelo menos 100 empregos diretos e 400 indiretos e a manutenção de pelo menos mais 300 empregos diretos e 1.200 indiretos na cadeia produtiva. “Esperamos que este seja o início de uma longa parceria com a Svitzer para futuros projetos aqui no nosso Estado, no Brasil e no mundo. Com este contrato com um operador com um papel tão significativo na indústria de rebocadores, o Rio Maguari torna-se uma opção importante a ser considerada pelos operadores no Brasil e em todo o mundo”, destaca.
O Rio Maguari é o estaleiro brasileiro com o maior número de embarcações construídas nos últimos cinco anos, com cerca de 400 entre barcaças, empurradores, guindastes flutuantes. “Atuamos há mais de 35 anos na região e temos cerca de 500 funcionários. Somos líderes do mercado nacional na construção de embarcações fluviais”.
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