plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CONFLITO

Governo determina envio de tropas da PM para Jacareacanga

Região é palco de conflitos cada vez mais violentos entre garimpeiros ilegais e indígenas

Imagem ilustrativa da notícia Governo determina envio de tropas da PM para Jacareacanga camera Imagem registra tensão entre moradores e agentes federais na entrada do município de Jacareacanga | Cleber Alves

Jacareacanga, município localizado no extremo sudoeste paraense, na fronteira com o Amazonas e Mato Grosso, tem sido palco de disputas cada vez mais violentas entre garimpeiros ilegais e indígenas da etnia Munduruku. Um verdadeiro barril de pólvora que explodiu com mais intensidade na manhã de hoje.

Para tentar controlar os ânimos na região, o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou no início da tarde desta quarta-feira (26) que solicitou que o Comandante Regional da Polícia Militar se dirija para Jacareacanga, onde uma operação de órgãos federais está sendo realizada, visando combater a extração mineral ilegal na região.

Operação da PF tem tiros e clima de guerra em Jacareacanga

Imagens registram a tensão na entrada da cidade:

MPF quer fim de ataques de garimpeiros a povo Munduruku

Aumenta tensão entre indígenas e garimpeiros no Pará

A operação, coordenada pela Polícia Federal, foi deflagrada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ibama e Força Nacional. O efetivo da operação é de 134 servidores, entre policiais e fiscais, que contam com o apoio de aeronaves e veículos 4x4.

Segundo Helder Barbalho, o objetivo da presença de tropas estaduais é fazer a mediação com os órgãos federais para uma negociação pacífica e para preservar a população.

7

Situação mais calma no início da tarde

O advogado Cleber Alves, integrante da assessoria jurídica do município de Jacareacanga, informou à reportagem do DOL que o prefeito da cidade, Valdo do Posto, e o presidente da Câmara Municipal, Giovani Kaba – que é indígena, da etnia Munduruku – conseguiram desmobilizar a revolta dos populares. Nas primeiras horas da tarde desta quarta (26), a situação estava aparentemente sob controle, enquanto ambos os políticos mantinham contato com representantes da Polícia Federal e Guarda Nacional, que estão no comando da operação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias