plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EXPLORAÇÃO INFANTIL

PF encontra menino em situação de trabalho infantil no Pará

O menino foi contratado para trabalhar como ajudante de vaqueiro no município de Jacundá, sudeste do estado.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia PF encontra menino em situação de trabalho infantil no Pará camera O adolescente trabalhava em uma oficina. | Reprodução / MPT

Uma operação da Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Auditoria Fiscal do Trabalho aconteceu nas cidades de Itupiranga, São Domingos do Araguaia, Jacundá e zona rural de Marabá entre os dias 24 e 27 de maio. O objetivo era fiscalizar propriedades rurais em cidades do sudeste do Estado para resgatar trabalhadores em condições análogas as de escravo, no entanto, os agentes tiveram outra surpresa.

Durante a força-tarefa, um menino de 12 anos foi encontrado atuando como ajudante de vaqueiro. A atividade é considerada uma das piores formas de trabalho infantil. A operação não chegou a resgatar trabalhadores em condições análogas as de escravo.

De acordo com a procuradora Silvia Silva, o adolescente trabalhava em uma oficina. “Segundo a lista TIP, ratificada pelo Decreto 6.481/2008, são proibidos a menores de 18 anos atividades a céu aberto e trabalhos de manutenção, limpeza, lavagem e lubrificação de veículos”, disse.

Leia também:

Avô coloca menina de 2 anos no parapeito e fecha janela

Vídeo: corretora é presa no Umarizal acusada de golpes

De acordo com o decreto, no primeiro caso, há exposição do adolescente à radiação solar, com riscos de desidratação e até de câncer de pele, já no segundo caso, o contato com desengraxantes, névoas ácidas e alcalinas pode desencadear encefalopatias e queimaduras. “Manter crianças e adolescentes trabalhando em atividades proibidas é uma grave violação de direitos humanos, que compromete o futuro de seres em desenvolvimento”.

A força-tarefa alcançou quatro propriedades que foram fiscalizadas e as principais irregularidades encontradas foram trabalhadores sem registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ausência de equipamentos de proteção individual (EPI), não realização de exames admissionais, moradias inadequadas, além do menino encontrado atuando como ajudante de vaqueiro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias