Os cursinhos populares são essenciais para auxiliar nos estudos de alunos de baixa renda. Esse tipo de projeto possibilita os menos favorecidos de terem acesso aos conteúdos exigidos nos vestibulares, principalmente no Exame de Ensino Médio (Enem). Para manter esses locais, é necessário o esforço e a solidariedade de professores voluntários.
A Rede de Cursinhos Populares “Para Romper Silêncios” está com inscrições abertas para professores voluntários que possam selecionar as disciplinas de Física, Matemática, Sociologia e Língua Portuguesa. As vagas podem ser preenchidas por alunos da graduação ou por pessoas já graduadas nas áreas de habilitação das licenciaturas. Para ser professor voluntário basta entrar em contato através do telefone (91) 8227-0901 ou pelo e-mail [email protected] .
Com aulas gratuitas, o projeto pretende preparar jovens das periferias de Belém, como Terra Firme, Cabanagem, Barreiro e Icoaraci, para os exames de vestibular a partir de uma base curricular construída por meio da Educação Popular de Paulo Freire, fomentando o senso crítico, o conhecimento científico, a cultura e a inclusão social.
Dessa forma, as aulas serão realizadas em formato virtual nesse momento de pandemia para garantir a proteção dos alunos e professores.
O projeto
A iniciativa nasceu em 2019 a partir do Movimento Popular de Juventude em Disparada do estado do Pará, mas foi em 2020 que alcançou voos mais altos. O projeto de cursinhos populares faz parte da Rede Para Romper Silêncios, uma plataforma para conectar pessoas e ideias por meio da mobilização de setores, que é o primeiro passo para ações concretas e amplas de transformação da sociedade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar