plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
“MÃE DE DEUS” PEDE SOCORRO

Paróquia de Vigia lança campanha para restauração de igreja

Igreja do século XVII precisa de reformas urgentes. Saiba como doar

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Paróquia de Vigia lança campanha para restauração de igreja camera Paróquia de Vigia lança campanha para arrecadação de fundos para restauro de igreja histórica | Will Lee

A igreja da Mãe de Deus, da Vigia - cidade distante de Belém 96 quilômetros - é uma obra portentosa do século XVII, construída pelos jesuítas – os padres da Companhia de Jesus. O prédio religioso é patrimônio histórico nacional, tal a sua importância para a história da ocupação da Amazônia, pelos portugueses, a partir do início do século XVII. É nele que os vigiense devotam fé à Nossa Senhora de Nazaré.

O que em Vigia fizeram os jesuítas

A igreja de Vigia tem uma arquitetura única. Monumental, o templo tem uma sacristia rara, dedicada à Virgem Maria. Periodicamente, a igreja precisa de reparos na sua estrutura; e as obras de arte, especialmente a sacristia, necessitam de restauro também.

Agora, mais uma vez, a “Mãe de Deus” pede socorro: do telhado à calçada, passando pelas varandas, forro da nave central e pisos, o templo precisa de reparos urgentes, minuciosos. Segundo relatório de inspeção feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em novembro do ano passado, a rede elétrica também está precária e põe em risco o prédio.

Campanha

Neste sábado, a Paróquia de Vigia lança uma campanha de arrecadação de fundos para a obra. O evento acontecerá durante a missa das 19:30h, que será celebrada pelo bispo da Diocese, dom Carlos Verseletti.

O recuperação do telhado será a primeira fase de um projeto grandioso, que já tem garantido o apoio da Prefeitura de Vigia. “Vamos mobilizar todas as forças capazes de ajudar a Paróquia a atender esse socorro que a Mãe de Deus está nos pedindo”, diz o bispo da Diocese de Castanhal. “A expressão de apelo para salvarmos um dos templos mais belos dos jesuítas, tem também um sentido catequético: ao tempo em que renovamos a Casa da Mãe de Deus, vamos reformar a nossa casa - o coração, onde reside a nossa fé em Deus” – prega o bispo.

Valorizando o patrimônio

O projeto de reforma está sendo elaborado por um escritório de Belém, especializado em restauro de prédios antigos e monumentos históricos, comandado pelo arquiteto Aurélio Meira. Acompanhado de Dom Carlos, Meira visitou Vigia, no início de abril, para conhecer os problemas da igreja e de outros patrimônios históricos da cidade.

“Vigia não tem uma igreja qualquer; com arquitetura única, a cidade tem um dos mais belos templos que os inacianos construíram em toda a América. Não só por causa da fragilidade de várias estruturas, mas por ser um bem histórico e cultural que precisa ser preservado, a ‘Mãe de Deus’ deve merece essa obra, para que a sua arquitetura monumental seja ainda mais destacada no espectro urbano, que merece ser repaginado”– diz Meira.

O arquiteto está desenhando uma nova praça para o largo da matriz, que incorporará dois quarteirões da Travessa Solimão, ao lado esquerdo do templo, onde se destacará um grande mural com arte religiosa, integrado a uma área de contemplação.

Com a supervisão da Diocese, os estudos estão sendo submetidos ao IPHAN, que já autorizou a intervenção no telhado. As madeiras serão substituídas; as telhas, padronizadas; toda a estrutura vai ganhar um subteto de alumínio - tecnologia que preserva o madeirame e evita goteiras.

Doações

“Será uma obra onerosa. Para darmos conta, precisaremos da ajuda da comunidade, e por isso estamos lançando neste sábado a campanha de arrecadação de fundos” – diz o padre José Carlos Cruz. A obra precisa começar logo para se aproveitar a estiagem da chuva.

Apoio municipal

A prefeitura apoia a paróquia e a Diocese nesse projeto. Em abril passado, durante reunião com Dom Carlos, o pároco e o secretário de Cultura, Nélio Palheta, o prefeito Job Xavier Palheta Júnior garantiu a participação do município nas obras. “Esse é um compromisso que fará parte da nossa política de cultura; temos consciência da importância de Vigia valorizar seu patrimônio histórico, e município vai contribuir para que a nossa igreja seja mais bem apreciada, inclusive, como atrativo turístico religioso, sendo sede da tradição do Círio. De acordo com as possibilidades, a prefeitura vai fazer sua contribuição” – diz o prefeito.

A iniciativa de Job Jr. é fato inédito. Não há registro de que, das obras anteriores, tenha ocorrido a participação do governo municipal. As duas reformas mais recentes, de 1994 e 2004, foram financiadas pelo governo do Estado.

A campanha de mobilização de colaboradores, criada pela Secretaria de Cultura e Turismo, é outra contribuição do município. “O mote publicitário é um apelo com duplo sentido, apropriado também pela catequese orientada pelo bispo da Diocese, que propõe ao povo católico vigiense, “renovar e reforçar a fé na Virgem Maria. É um apelo duplo de socorro” - diz o secretário Nélio Palheta, que coordena a campanha. Centrada nas redes sociais, terá vídeos e outras peças de propaganda.

Paralelamente, a Secretaria de Cultura lançará uma campanha nas redes sociais da prefeitura, para valorizar o patrimônio histórico do município; difundir informações históricas e culturais; destacar a presença dos jesuítas, no século XVIII, em Vigia, e a herança cultural que eles deixaram.” – diz o secretário Nélio Palheta. E a Igreja da Mãe de Deus fará parte dessa estratégia de comunicação. “O objetivo é ampliar a difusão de conteúdo histórico e ampliar o sentimento de pertencimento a essa cultura, aos costumes e às tradições religiosas. Precisamos conhecer melhor a nossa história e partir para ações concretas, como faz o prefeito Job”, destaca o secretário de cultura.

Poupança da campanha

A campanha da obra da igreja será lançada neste sábado, durante a missa a ser celebrada por Dom Carlos Verseletti. As contribuições poderão ser feitas na conta de poupança aberta pela Paróquia no Banpará de Vigia (agência: 39/00, Conta: 613.777-6).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias