plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PESQUISAS

Estudo inovador paraense cria linguiça com carne de catitu

O trabalho feito na Unama mostrou que é possível criar um produto com carne de "porco-do-mato"

Imagem ilustrativa da notícia Estudo inovador paraense cria linguiça com carne de catitu camera O resultado foi um produto mais saudável, rico em proteínas e mais saboroso | Divulgação

De olho nas mudanças nos processos de produção, escolha e preparo dos alimentos, a alimentação sustentável atual se preocupa não apenas como a saúde humana, mas também com o respeito e equilíbrio na utilização dos recursos naturais, visando o cuidado e o bem-estar também do planeta.

Uma pesquisa desenvolvida pelo coordenador do curso de Nutrição e coordenador adjunto de Gastronomia da Universidade da Amazônia (Unama) , Bruno Morais, revelou uma formulação inédita na área alimentícia. Com a redução de gordura e adição de fibras, o trabalho apontou que foi possível criar uma linguiça fresa, utilizando carne de caititu, popularmente conhecido como "Porco-do-mato".

O resultado foi um produto mais saudável, rico em proteínas e mais saboroso. Os estudos apontaram uma nova alternativa para o consumo de carne mais sustentável e sem agressão ao meio ambiente. O processo foi realizado a partir da pesquisa de doutorado do professor, do Programa de Ciência Animal da Universidade Federal do Pará, intitulado “Avaliação da estabilidade de linguiças frescas de caititu (pecari tajacu) elaboradas com fibras alimentares e acondicionadas sob atmosfera modificada”.

VEJA TAMBÉM!

O trabalho contou com apoio de alunos bolsistas da UNAMA e da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com os pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT). De acordo com o Bruno, já existe interesse em ter o item disponível no mercado.

“O produto é simples de ser elaborado, e tenho certeza de que é um potencial incrível para o mercado. Com o sabor marcante e sofisticado, a carne de caititu (já conhecida no mundo todo) é extremamente promissora nos grandes restaurantes de Belém e do Brasil. Já sabemos que existe interesse pela carne por um público interessado em carnes exóticas no mundo e por pessoas dispostas a apreciá-la”, afirmou.

O professor destaca, ainda, a importância de produzir alimentos como este, em um cenário amazônico, onde a produção de carnes exóticas já é explorada. “Fortalecer uma economia pouco explorada, fornecer à indústria de alimentos um produto novo, e ainda por cima saudável, é de suma importância para o fomento à novas possibilidades de aumento de um nicho de mercado com alta demanda e estimular o consumo saudável de produtos usualmente ricos em gordura”, ressaltou o professor.

O trabalho analisou quimicamente todo o valor nutricional da carne, em seguida, elaborando o produto. Mais de 100 pessoas participaram da pesquisa e puderam escolher a melhor amostra. Depois disso, foram analisados todos os componentes físicos, químicos e microbiológicos.

A avaliação considerou a vida de prateleira do produto com uso de uma técnica de atmosfera modificada, que substitui o ar atmosférico por uma mistura de gases, para aumentar a validade do produto. Dessa forma, o armazenamento deve ser feito sob refrigeração em geladeira com aproximadamente 5ºC em até 7 dias e para o aumento desse período, a linguiça deverá ser armazenada sob congelamento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias