Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, em 2019, o setor de odontologia registrava crescimento de 300%. No ano seguinte, este mesmo setor foi um dos que mais sofreu com os impactos imediatos da pandemia. Muitas pessoas precisaram interromper os tratamentos de saúde, haja vista que a saliva é uma das principais formas de contaminação do coronavírus. O investimento em odontologia, em 2020, se tornou um risco muito grande, mas também consolidou empresas visionárias como o Centro Saúde Bucal (CSB), em Belém, associado ADVB.
Atendimento presencial cancelado, aumento do preço de insumos foram alguns dos desafios que os empresários do ramo tiveram que driblar, como explica o empresário e dentista Fernando Reyer. “Além do lockdown, lidamos diretamente com a questão do contágio, pois a boca é uma das principais portas de entrada para a contaminação. Além disso, tivemos o aumento exorbitante dos preços dos insumos, como luvas, máscaras, toucas, álcool, material de uso odontológico em geral. Até hoje, tem sido um grande desafio, principalmente porque optamos em não repassar esse custo aos nossos clientes. Nós optamos em absorvê-lo para que as pessoas se sintam seguras e não deixem ter um atendimento de qualidade conosco”, garante o empresário.
Os avanços técnicos e tecnológicos da área odontológica, principalmente na área da estética, contribuem para a melhora da autoestima e confiança de milhares de pessoas, a partir de procedimentos como clareamento dentário, harmonização orofacial, preenchimento com ácido hialurônico e bioestimuladores, lifting facial com uso de fios de sustentação, toxina botulínica (botox), microagulhamento etc. além do atendimento integral da saúde bucal, incluindo a endodontia, ortodontia, implantodontia, periodontia. E foi nisso que o Centro Saúde Bucal apostou.
“Além de tratar doenças bucais, nossos procedimentos geralmente são aliados à estética. Por exemplo, implantes dentários fazem a reabilitação oral e também atuam na estética do sorriso. Aparelhos ortodônticos corrigem má oclusão e alinhamento dos dentes e são grandes aliados também. Nessa área, temos trabalhado muito com alinhadores que utilizam placas praticamente invisíveis, esse foi um grande facilitador para pacientes que tinham resistência de fazer tratamento ortodôntico tradicional. Outro ponto forte da estética, que continuamos investindo são os laminados de porcelana, conhecidas como lentes de contato. Elas fazem toda a diferença na finalização de um tratamento estético”, explica o dentista.
A clínica, no mercado desde 2005, sempre investiu em tecnologia e mesmo diante do cenário árido de pandemia, continuou investindo. Uma das mais recentes aquisições foi o scanner intraoral, aparelho sofisticado que é uma verdadeira revolução no tratamento da saúde oral. “O scanner permite detectar problemas como a cárie, ainda em período inicial. Com ele é possível fazer uma cópia, uma moldagem, através de escaneamento e uso de software. Podemos ainda fazer planejamento para a estética do sorriso, para ortodontia ou implantodontia, reaplicação através de implantes e etc. Enfim ele traz ampla gama de possibilidades de intervenção na transformação do sorriso”, explica o especialista em implantodontia e periodontia.
Com o investimento foi possível ampliar a cartela de serviços. Uma das novidades foi a oferta do check up preventivo digital, que é realizado com uma micro câmera onde se consegue fazer imagens da cavidade oral que podem ser ampliadas em até 60 vezes o tamanho original de um dente. “Com esse serviço conseguimos detectar com bastante antecedência, restaurações que estão infiltradas, ou desgastadas, lesões na boca e ele facilita muito a visualização do paciente e a gente tem como mostrar isso pra ele e entender sobre a conservação dos dentes, higiene e etc”.
A clínica, que é referência no assunto e está no mercado desde 2005 com atendimentos a clientes de toda a Região Metropolitana de Belém, e do interior do Estado, e pacientes de outros países, não ficou muito tempo sem atendimento em 2020. Assim que foi possível, retomou todos os protocolos de segurança e prevenção à covid, tanto aos clientes, quanto aos funcionários. “Como nossos horários são marcados, por exemplo, os pacientes não ficam em grande espera na recepção, ou seja, não há aglomeração. Logo na entrada, os pacientes recebem pantufas, toucas e álcool gel”, explica.
E não para por aí. Após a conclusão das ampliações físicas da clínica para a chegada do espaço Kids, o empresário afirma que, em breve, haverá mais novidades. “Seguimos focados na aquisição de novos equipamentos e tecnologias e em dar sequência ao trabalho que já vínhamos realizando desde a abertura. No meio digital, investimos em ferramentas como site e redes sociais, além de facilitarmos as marcações e contato com pacientes por meio de App de mensagens. Estamos atentos às mudanças que a pandemia trouxe, como a maior demanda por meio de novas ferramentas de comunicação e isso tem nos ajudado bastante”, detalha Reyer.
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