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INVESTIMENTO

Saboreie e ganhe com comidas típicas juninas

Profissionais do ramo da alimentação estão investindo na produção dessas comidas e muitos inclusive apostam no delivery para incrementar as vendas de mingau, bolos, vatapá, entre outras delícias

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Imagem ilustrativa da notícia Saboreie e ganhe com comidas típicas juninas camera Iguarias de dar água na boca fazem a festa de quem curte a quadra junina | Reprodução

A pandemia vem mudando a cara dos festejos juninos desde o ano passado. Com a necessidade do distanciamento social já não é mais possível promover as grandes quadrilhas, dançar em volta da fogueira e vestir os trajes típicos em busca da festa mais animada. Reduzidas às famílias, uma coisa vem sendo preservada: a tradição de saborear os pratos típicos dessa época. De olho nesse mercado, profissionais do ramo da alimentação vêm investindo não apenas na produção dessas delícias, mas também em facilitar a vida de quem quer receber o menu junino completo no conforto de seu lar para celebrar as datas festivas deste mês em família.

A ideia de começar a vender comidas típicas da quadra junina incluindo o delivery surgiu por um acaso para Dila Teixeira, proprietária de um pequeno buffet. “Ano passado estava bastante desanimada com as vendas por conta da pandemia. Mas meus clientes começaram a me procurar e fazer encomendas para que fizessem as celebrações juninas dentro de suas casas apenas com seus familiares, então comecei a fazer e acabou dando certo”, lembra.

Dila Teixeira
📷 Dila Teixeira ||Divulgação

A experiência das vendas em 2020, segundo ela, foi um aprendizado que está sendo bem aplicado este ano.

“Fui aprendendo, vendo como ficaria melhor fazer as entregas, as embalagens e como faria a divulgação e as coisas foram acontecendo”, diz.

Este ano, as encomendas já iniciaram e prometem ser bem superiores às do ano passado. “Cálculo um crescimento de pelo menos 70%, porque no ano passado as pessoas estavam muito receosas ainda por conta da pandemia”, afirma.

A expectativa de boas vendas já rendeu até inovações. “Ano passado trabalhei com porções pequenas, mas este ano estou investindo em kits maiores para contemplar mais pessoas”, explica ela, que conta com a colaboração do marido, Leônidas Melo na execução do trabalho.

Além dos tradicionais bolos de milho, macaxeira e podre, mingau de milho, o kit inclui ainda comidas regionais como o vatapá, maniçoba e o arroz paraense.

Com experiência de mais de 10 anos em buffet, ela conta que já usava as redes sociais para divulgar seus produtos, mas que a prática se intensificou nos últimos anos.

“Tenho usado bastante o Instagram, WhatsApp. Além disso, um cliente acaba chamando outro. Para a entrega, contratei pessoas de minha total confiança para garantir que os produtos cheguem com toda a qualidade usada no preparo”, conta ela, que aceita encomendas vindas de toda a capital e região metropolitana, até o município de Marituba.

Esse também é o segundo ano em que Karla Batista, 44 anos, vai empreender com um menu especial para festas juninas. Quando começou, há pouco mais de três anos, o trabalho era direcionado somente para os kits de festa de aniversário. Mas as demandas começaram a surgir e ela e a sócia, Ingrid Maciel, 26 anos, decidiram apostar na alegria da quadra junina. O resultado, segundo ela, foi melhor do que o esperado.

“Foi muito bom, vendemos bastante. As pessoas tanto vinham retirar os kits aqui quanto trabalhamos com entrega. Apesar desse ano a crise estar maior, acreditamos que vamos conseguir ter o mesmo sucesso das vendas do ano passado e até um pouco mais. Já temos bastante encomendas”, diz ela.

Ingrid Maciel e Karla Batista
📷 Ingrid Maciel e Karla Batista ||Wagner Santana

A divulgação é sempre feita pelas redes sociais, mas Karla aposta ainda no famoso “boca a boca”.

“Tenho uma venda no residencial onde moro e lá aproveito para fazer a divulgação também, assim como nos grupos de WhatsApp”, diz.

O kit produzido por ela segue a linha junina tradicional como bolo de macaxeira, de milho, bolo podre, brigadeiro de amendoim, canjica e paçoca. “O nosso grande sucesso tem sido o mingau de milho com castanha do Pará”, afirma. Para este ano, o diferencial está na apresentação. “Estamos trabalhando com o bolo podre e a canjica de pote”, diz.

KITS

Formada em pedagogia, Camila Borrajo, de 30 anos, também decidiu enveredar para a área de doces, em 2019, depois de não conseguir entrar para o mercado de trabalho em sua área de formação. Ela então começou a investir na venda de kits para aniversário. Este ano, porém, decidiu expandir seus negócios.

“As pessoas gostam muito de festejar essa época, mas esse ano ainda não vai ser do jeito que gostaríamos. Então pensei em um kit para que elas pudessem festejar dentro de suas casas”, conta.

Camila Borrajo
📷 Camila Borrajo ||Irene Almeida

Como ainda está estreando nessa parte dos kits juninos, Camila optou por não fazer a entrega este ano, apenas disponibilizar a retirada. Ela também escolheu itens para o kit que fogem um pouco do tradicional.

“É a primeira vez que estou trabalhando com kit junino, tenho meus kits tradicionais de aniversário, mas junino é a primeira vez que faço. Nele vem um bolo podre, uma torta salgada de frango, 50 docinhos que podem ser de queijo e churros que sempre tem em uma festa junina e 10 cupcakes”, detalha ela, ressaltando que o carro-chefe é o bolo podre “molhadinho e cremoso, muito diferente dos que vendem por aí”, garante.

Ela também tem usado as redes sociais para fazer a divulgação de seus trabalhos. “Principalmente o Instagram que acaba tendo acesso a um público maior, porque o WhatsApp restringe um pouco só para quem tem seu contato, então uso bastante o Instagram da Doce Bolo”, diz.

O retorno já começou a aparecer junto com as primeiras encomendas que estão surgindo. “Minha expectativa é grande, desde o primeiro dia de divulgação do kit já apareceram encomendas, então espero que até o final do mês que é até quando nosso kit durar, surjam mais encomendas”, destaca ela, que por enquanto trabalha sozinha.

Além do cuidado com a qualidade dos produtos, ela conta que tem investido nas embalagens como um diferencial de mercado. “Uma das coisas da qual me orgulho é a apresentação, muito cuidado com as embalagens, e os clientes sempre comentam após receberem a encomenda, de todo cuidado que tive com a apresentação. Isso agrega muito valor aos produtos”, acredita.

SERVIÇO:

saiba mais sobre o trabalho dessas empreendedoras

Dila Teixeira: @divinosa buffet

Karla Batista: @mimos egostosuras_das amigas e @karla batista

Camila Borrajo: @docebolo. belem

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