plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
BORA VACINAR

Cronograma de vacinação retorna terça (22) em Belém

Mais de 176 mil doses de vacina foram aplicadas pela Sesma nesta semana

Imagem ilustrativa da notícia Cronograma
de vacinação retorna terça (22) em Belém camera 35% da população de Belém apta a vacinar recebeu a primeira dose contra a Covid-19 | Irene Almeida/Diário do Pará

Após uma semana intensa de vacinação na capital paraense, nesta segunda-feira (21), todos os profissionais da saúde que trabalharam recebem um dia de folga.

O cronograma de imunização deve recomeçar a partir da terça-feira (22).

Veja imagens da vacinação neste domingo (20) em Belém

A técnica de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Rosi Gomes, conta que essa semana foi desafiadora, mas gratificante.

"Nós trabalhamos muito, estamos bem cansados, mas fazemos isso com todo nosso amor. É muito válido ver as pessoas emocionadas depois de serem imunizadas, não trocaria esse trabalho por nada", garante.

Nestes sete dias de campanha de vacinação por idade foram aplicadas 176.255 mil doses de vacina contra o Covid-19, em Belém. A meta da Sesma era vacinar 110 mil pessoas.

Neste período foram aplicadas 147.589 de primeira dose e 28.666 de segunda dose da vacina. Esses números refletem a verdadeira força-tarefa que foi montada para imunizar o máximo possível de pessoas para conseguir baixar a idade que chegou aos 43 anos, neste domingo.

35% da população de Belém apta a vacinar recebeu a primeira dose contra a Covid-19

FILAS

Para evitar contratempos e filas enormes nos pontos de vacinação, o diretor de Vigilância à Saúde, Cláudio Salgado, faz uma orientação à população: "Cheguem um pouco antes de começar a vacinação, que se inicia a partir de 9h. Ninguém precisa chegar de madrugada, até porque nós vacinamos até a última pessoa que chegar até 17h".

Cláudio Salgado também orienta à população a ficar atenta aos pontos de imunização, pois apesar de serem muitos disponibilizados em toda a capital e distritos, muitas pessoas acabam indo para os mais conhecidos, que ficam mais cheios enquanto outros ficam vazios.

Como a procura pela vacinação foi baixa no sábado,19, a Sesma resolveu baixar ainda mais a idade para vacinação durante o final de semana.

Portanto, pessoas com 43 e 44 anos, além dos públicos já convocados, os nascidos em1977 e 1978 puderam se dirigir a um dos pontos de vacinação disponibilizados pela Sesma durante todo este final de semana.

Ainda no sábado, 24.870 doses foram aplicadas e neste domingo, 20, foram mais 20.105 doses aplicadas.

AVALIAÇÃO

"O balanço dessa semana foi extremamente positivo, apesar de alguns percalços que nós tivemos no meio da semana, como dificuldade com alimentação, filas extensas em alguns lugares, principalmente na quarta-feira. Por isso, reforçamos os pontos e a vacinação ocorreu com mais tranquilidade", avalia Cláudio Salgado.

Ele enfatiza, que mais de 150 mil pessoas vacinadas em uma semana é um quantitativo muito bom para Belém, que tem um milhão e meio de habitantes.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias