plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

Hospital do Hangar reforça metas de Segurança do Paciente

A ação é voltada para os líderes da unidade e discutirá as seis metas internacionais de segurança estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde.

Imagem ilustrativa da notícia Hospital do Hangar reforça metas de Segurança do Paciente camera Divulgação/Pró-Saúde

A segurança do paciente será tema da primeira oficina realizada pelo Hospital de Campanha do Hangar e que pretende ampliar os conhecimentos envolvendo as seis metas internacionais estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A 1ª Oficina de Segurança do Paciente no Hangar acontece de 24 de junho a 7 de julho, em diferentes turnos. A ação é direcionada aos líderes da unidade e integra as diversas estratégias já implementadas pela gestão com foco no aprimoramento profissional e a formação de novas lideranças.

Com o tema “Semeando Segurança”, o evento abordará as metas instituídas pela OMS, entre elas a identificação correta do paciente, comunicação efetiva, redução do risco de quedas, redução do risco de infecção, segurança para cirurgias, e segurança para administração de medicamentos.

“Mesmo em um hospital de campanha, a nossa assistência não se diferencia em cuidados na comparação com uma unidade de saúde convencional. A qualidade do serviço prestado e a educação contínua dos colaboradores fazem parte das nossas prioridades”, explica Josieli Ledi, diretora Assistencial do Hospital de Campanha.

Segundo Brenda Ramos, enfermeira responsável pelo Serviço de Controle e Infecção Hospitalar (SCIH) do Hangar, a oficina irá contar ainda com os cuidados envolvendo o uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) em uma unidade de referência no tratamento de casos da Covid-19.

“É fundamental que os colaboradores tenham suporte para novos conhecimentos e trocas de experiências. Acreditamos que isso valorize ainda mais as relações e melhora, em todos os sentidos, o atendimento aos pacientes, mantendo a qualidade da assistência”, diz.

O Hospital de Campanha do Hangar é uma unidade criada pelo governo do Pará, referência no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Desde a sua criação, cerca de sete mil pacientes já foram atendidos e mais de quatro mil saíram recuperados da doença na unidade. Ao todo, o hospital conta com 220 leitos, entre clínicos e de UTI, sendo o maior hospital no tratamento da Covid-19 no Pará.

*Metas internacionais de Segurança do Paciente*

A OMS estabeleceu seis metas internacionais de segurança, consideradas os principais atributos que atestam a qualidade de um atendimento.

São elas: 1) Identificação Correta dos Pacientes; 2) Comunicação Efetiva; 3) melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; 4) Cirurgia Segura; 5) Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde e 6) Reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.

“Com a oficina dentro do Hospital de Campanha, o nosso objetivo é ir de encontro ao que diz a Organização Mundial de Saúde e reduzir ao máximo situações de riscos para os internados”, comenta Brenda Ramos, do SCIH.

Dada à importância do tema, a OMS celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente anualmente no dia 17 de setembro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias