plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
CUIDADOS

Seminário de manejo da Pimenta-do-Reino ocorre em Castanhal

Evento foi realizado ontem (22) com o foco para as boas práticas para o manejo do condimento.

Imagem ilustrativa da notícia Seminário de manejo da Pimenta-do-Reino ocorre em Castanhal camera Plantação de pimenta-do-reino. | Foto: Agência Pará

Introduzida no Brasil no final do século 17, a pimenta-do-reino só conseguiu efetivamente revelar sua importância econômica depois que foi reintroduzida em 1933 no Pará, pelas mãos dos colonos japoneses que vieram morar no vale do Acará, onde hoje fica o município de Tomé-Açu.

Associação de supermercados adia Supernorte 2021

Embora a pimenta-do-reino seja produzida em solo paraense por quase 70 famílias, alcançando o volume de 35 mil toneladas por safra, o Pará perdeu a liderança dessa produção para o estado do Espírito Santo.

Mas em meio a essa saudável disputa, uma notícia vinda de vários países importadores espalhados pelo mundo deixou preocupados os produtores brasileiros: a presença, em lotes de pimenta exportada para a Europa, da "salmonella", uma bactéria que causa intoxicação alimentar e infecções.

Diante dessa situação o governo estadual agiu rápido: por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), junto com a Adepará, Emater, Sedeme, Embrapa e associações agrícolas realizou, na manhã desta última terça-feira (23), no parque de exposição do Sindicato Rural de Castanhal, seminário sobre boas práticas para a pimenta do reino, com foco no controle da "salmonella".

O evento teve a participação da elite agrícola ligada à produção de pimenta-do-reino no Pará, do produtor ao exportador, passando pelos técnicos dos órgãos ligados à agricultura paraense.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias