Entra ano e sai ano e as rádios do Grupo RBA permanecem no topo da audiência no Pará. E lá se vão mais de duas décadas. Pesquisa feita pela Kantar Ibope Media aponta que a Rádio Clube do Pará mantém a liderança com 50,49% de audiência, o que representa mais que o dobro de participação em relação à segunda colocada (24,34%), sendo líder absoluta na frequência AM no Estado.
Já a 99FM aparece com 20,27% de participação, contra 13,79% da segunda colocada. Em relação ao share total a rádio aparece com 18,22% contra 12,39% da rádio que aparece na segunda colocação. A DIÁRIO FM repete a performance, obtendo um percentual de 13,74%, contra 8,54% da segunda colocada (classe AB) e alcançando 19,23% contra apenas 5,57% da rádio segunda colocada no segmento que engloba os ouvintes com escolaridade superior completa.
Nonato Cavalcante, diretor de jornalismo e programação da Rádio Clube lembra que a rádio, que completou 93 anos em abril passado, é a mais ouvida entre todos os públicos há 25 anos consecutivos. “É um patamar extraordinário que poucas rádios no Brasil alcançam. Se a segunda colocada dobrasse a audiência não chegaria sequer ao nosso patamar. Os índices de todas as rádios concorrentes unidas também não alcançariam nosso percentual e audiência”, contabiliza.
E essa audiência, segundo ele, só faz aumentar de ano para ano. “Temos uma equipe fantástica, muito competente. Fazemos um jornalismo antenado e ligado em todos os fatos que ocorrem em nosso Estado, com uma cobertura dinâmica e em tempo real. Esse mesmo fenômeno se repete no segmento de esportes e de entretenimento que agrada a todos os nossos ouvintes, que caiu no gosto da população e isso se reflete nos índices de audiência. Vamos correr atrás para manter essa audiência pelo 26º ano consecutivo”, avalia Cavalcante.
Alguns programas na rádio chegam a alcançar pico de quase 100% de audiência, como o programa “Clube da Manhã”, apresentado por Nonato das 7h às 9h todos os dias, que possui 82% de audiência com picos de 95%. A Rádio Clube também está em todas as redes sociais com destaque para o WhatsApp, que dá voz e vez aos ouvintes.
Jorge Kobara, diretor artístico da 99FM lembra que a rádio alcança, em média, 206 mil ouvintes por dia e possui quase o dobro de participação do que a segunda colocada e a terceira colocada na liderança geral. “Para nós, da 99, é um prazer gigantesco mais uma vez ter alcançado a liderança. São 23 anos de audiência absoluta e ficamos felizes por ter os nossos ouvintes como verdadeiros amigos. Músicas, promoções, alto astral, diversão e dinamismo são alguns dos itens que diariamente levamos aos nossos ouvintes. A 99 toca as músicas que o público pede, faz a melhores promoções do rádio paraense e tem os locutores como se fosse membros das famílias do nosso público, que nos retribui com essa audiência maravilhosa”, agradece.
Kléber Barros, gerente de programação da DIÁRIO FM, diz que o segredo do sucesso está em atender em cheio o que o público quer. “Fazemos uma programação diferenciada, que é a maior aliada dos nossos locutores. Tocamos os maiores e melhores hits, as músicas que são sucesso no mundo independente da nacionalidade”, coloca.
Barros também cita outro diferencial que é a parceria com o jornal DIÁRIO DO PARÁ e com o portal Diário OnLine (DOL), que são líderes de mercado em seus segmentos. “Fazemos uma programação leve e dinâmica, intercalando músicas com notícias a cada meia hora, sem falar no Hot Classics, que se tornou uma febre em Belém todo o final de tarde, trazendo o que de melhor foi produzido na área musical nas décadas de 70, 80 e 90”, afirma.
Camilo Centeno, vice-presidente do Grupo RBA, lembra que a Kantar Ibope não realizava pesquisas de audiência em rádio há 3 anos no Estado. “Apesar de toda essa lacuna nesse retorno mantivemos a liderança em audiência, mostrando que o caminho que estamos trilhando todos esses anos é o correto, com investimentos maciços na estrutura da rádio, como os mais modernos transmissores e equipamentos para os estúdios”, coloca.
Camilo atribui esse sucesso principalmente aos profissionais que trabalham nas rádios, e aos que já passaram por lá ao longo dos últimos anos que, segundo ele, foram fundamentais na construção desse sucesso. “Muito obrigado aos jornalistas, repórteres, locutores, programadores e operadores que fazem o dia a dia dessas rádios. É um trabalho casado que junta recursos humanos muito qualificados e investimentos maciços e contínuos em tecnologia”, afirma.
PREFERÊNCIA
O diretor comercial do Grupo RBA Nilton Lobato reforça que a pesquisa do Ibope mantém a liderança das três rádios que fazem parte do Grupo RBA e que continuam sendo líderes em seus segmentos. “Há mais de 23 anos a 99FM e a Clube são líderes absolutas em audiência. Já a DIÁRIO FM segue sendo a preferência das classes AB, nível superior completo, entre as rádios com o mesmo perfil. Em mais um ano de pesquisa do Ibope as rádios da RBA se consolidam por refletir a sua própria missão: falar com todos os paraenses. Por isso, se você quer que sua marca seja ouvida, não precisa ter dúvida, as rádios da RBA são ferramentas que podem sim comunicar com o público que os anunciantes querem atingir. Nosso muito obrigado a todos os ouvintes da DIÁRIO FM, da Clube e da 99FM que nos dão essa liderança. Sem esses ouvintes nós não seríamos líderes de mercado”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar