plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BELÉM E CASTANHAL

Cooperativas se mobilizam para Campanha de Doação de Sangue

As ações são alusivas ao movimento Dia de Cooperar, que estimula cooperativas a realizarem iniciativas de responsabilidade social

Imagem ilustrativa da notícia Cooperativas se
mobilizam para Campanha de Doação de Sangue camera Pedro Guerreiro/Ag Pará

Com a intenção de eliminar ou reduzir intermediários no processo produtivo, o cooperativismo é muito importante no relacionamento entre a sociedade e o consumidor.

Em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo, que neste ano será comemorado no próximo sábado (03), cooperativas do estado do Pará se reúnem para promover o Dia C, focado em campanhas de doação de sangue.

Em Santarém, o tema da campanha é "Cooperar está no Sangue" e tem o intuito de estimular os cooperados a realizar a doação de sangue para aumentar o estoque no Hemocentro de Santarém. A campanha de doação de sangue acontece nos dias 30 de junho e 1 e 2 de julho e quem tiver interesse em participar do evento pode se inscrever no link.

A escolha da ação veio da percepção de que o banco de sangue do Hemocentro de Santarém registrava um baixo estoque, com as doações em queda, muito por conta do período de pandemia. As cooperativas viram o cenário como oportunidade para contribuírem de forma positiva para a sociedade em tempos de crise. Um gesto de solidariedade que salva-vidas se tornou o foco dessa edição.

Em reunião realizada na operadora da Unimed Oeste do Pará, os representantes de 10 cooperativas assumiram o compromisso com a iniciativa, estipularam metas e traçaram estratégias para aumentar o número de doações. Todos os anos as cooperativas se juntam para realizar ações de responsabilidade social baseado nos valores e princípios cooperativistas. A data é marcada por incentivar o voluntariado e os impactos sociais transformadores.

“Ainda continuamos em um ano difícil por conta da pandemia e com restrições, e para esse Dia C de 2021 queríamos uma ação que realmente impactasse as pessoas. A ideia era doar um pouco da gente, então surgiu a proposta das doações de sangue, uma forma de salvar vidas”, explicou o gerente geral da Unimed Oeste do Pará, Carlos Eduardo Miléo.

CASTANHAL

Assim como em Santarém, o Hemopa de Castanhal também enfrenta uma baixa procura dos postos de doação no contexto da pandemia do covid-19. Dessa forma, a Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC) estará mobilizando a comunidade Castanhalense para participar da campanha “Julho vermelho”, cujo objetivo é impulsionar doações de bolsas de sangue para o Hemopa local. O código da campanha é o 2120. Os voluntários farão doações coletivas entre os dias 28 de junho e 02 de julho.

Kátia Santos, presidente da Cooperativa CEAC, está com grandes expectativas para a campanha. “Tivemos ótimos resultados e uma mobilização grande durante a primeira campanha que realizamos em parceria com o Hemopa. Nesta edição, pretendemos ter os mesmos bons resultados”, afirma.

Kátia também ressalta que a campanha vem para cumprir com um dos princípios do cooperativismo que é o Interesse pela Comunidade. “Escolhemos celebrar esse dia trazendo uma iniciativa para o benefício da população, buscando cooperar com aqueles que mais necessitam neste momento delicado de pandemia, de forma que buscamos mobilizar a sociedade para este ato de amor ao próximo que é a doação de sangue”.

O Hemocentro de Santarém atende mais de 30 unidades hospitalares da região do Baixo Amazonas e o Hemocentro Regional de Castanhal é responsável pelo atendimento de 48 municípios paraenses, reforçando a importância da manutenção do abastecimento para o atendimento das demandas da região.

Para ser um doador basta seguir os seguintes critérios:

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);

• Pesar mais de 50 kg

• Estar em boas condições de saúde.

• Portar documentos de identificação original, com foto e assinatura. (Para realização do Cadastro).

• Não estar de jejum

• As pessoas que tiveram Covid-19 podem ser doadoras, desde que sigam os critérios e tenham acima de 30 dias de cura do vírus.

• Para quem teve contato com as pessoas que tiveram a doença, deve-se esperar 14 dias até o último contato

Dia de Cooperar

O Dia de Cooperar (Dia C) surgiu em 2009 em Minas Gerais realizado pelo Sistema Ocemg. O projeto se popularizou mundialmente em 2015, passando a fazer parte da agenda mundial, sendo organizado por cooperativas de todo o globo. No Brasil, é o maior evento de voluntariado envolvendo cooperativas, milhões de ações são realizadas todos os anos, todas com o objetivo de melhorar a sociedade resgatando os valores cooperativistas.

“No dia 3 de julho, cooperativas de todo o estado se reúnem para promover o Dia C, o Dia do Cooperativismo. Nele, buscamos realizar ações voltadas para sociedade resgatando os valores cooperativistas, proporcionando a profusão do cooperativismo e da solidariedade. Um exemplo disso é a campanha de doação de sangue promovida pelas Cooperativas de Santarém e Castanhal”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias