plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ASTRAZENECA

Prefeituras negam que aplicaram vacinas vencidas no Pará

Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, segundo registros oficiais do Ministério da Saúde.

Imagem ilustrativa da notícia Prefeituras negam que aplicaram vacinas vencidas no Pará camera Joyce Ferreira/Ag. Belém

Segundo registros oficiais do Ministério da Saúde, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados apontam Belém como a segunda cidade com o maior número de doses vencidas, com quase 2.673 mil unidades.

A informação causou desespero, na tarde desta sexta-feira (02), entre a população que recebeu as doses. Com a informação, muita gente ficou sem saber como proceder diante da possibilidade de ter tomado o imunizante com o prazo de validade vencido. De pronto, as autoridades locais de saúde se pronunciaram acerca do caso.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou, por meio de nota, que realiza o envio dos imunizantes aos municípios em até 48h da chegada das doses ao Estado e não enviou quaisquer vacinas fora da validade ou próximo da data de vencimento.

Na tarde desta sexta-feira (02), a Prefeitura de Ananindeua emitiu uma nota, informando que "sempre conferiu as datas de validade das vacinas, inclusive antecipando a vacinação para alguns grupos, não temos nenhum relato de problema com prazo de validade expirado de nossos imunizantes".

Em Marabá, um morador teria tomado a dose da vacina que estaria vencida (lote 4120Z005), no posto de saúde Pedro Cavalcante. Segundo nota da Prefeitura de Marabá, "ocorreu um erro de digitação no sistema, dando a entender que apenas um paciente teria sido vacinado fora do prazo de validade dos lotes. Imediatamente, foi feita uma busca ativa no sistema, fazendo a correção do erro de digitação", citou a nota. A Prefeitura de Marabá detalhou, ainda, que o lote 4120Z005 (Astrazeneca, o lote vencido no dia 14 de abril citado) com 1.510 doses foram aplicadas nos dias 29 de janeiro, também de 1º a 26 de fevereiro, 5 de março e 1º de abril, portanto também dentro do prazo de validade.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Marabá, a pasta recebeu 1.740 doses do lote 4120Z025 (AstraZeneca). Elas foram aplicadas do dia 3 a 6 de março e no dia 1 de abril de 2021, portanto dentro do prazo de validade do imunizante.

Do lote CTMAV501 (AstraZeneca) com validade para 30 de abril, Marabá recebeu 5.920 doses, que foram aplicadas entre os dias 1 e 31 de março de 2021 e de 1º a 30 de abril, portanto dentro do prazo de validade do lote.

"A Secretaria de Saúde informa que executa uma inspeção criteriosa em todos os lotes recebidos da Secretaria Estadual de Saúde, conferindo quantidades de doses, validade do lote enviado e data limite para aplicação das doses. Com relação aos lotes recebidos estarem vinculados aos Postos de Saúde, a Secretaria informa que, por questão de logística e espaços maiores, a aplicação das doses foram feitas em Escolas, a fim de respeitar todos os protocolos de segurança sanitária e atender a grande demanda de forma mais rápida, além de não inviabilizar a operação do posto de saúde", descreveu.

Em entrevista a RBATV, o diretor de vigilância à saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), órgão da Prefeitura de Belém, Cláudio Salgado, também negou que a capital paraense tenha aplicado vacinas.

A Sesma também reafirmou que "não procedem e são equivocadas" as informações da reportagem veiculada no jornal Folha de São Paulo,, que trata que cerca de 26 mil doses da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros, dos quais cita Belém, com 2,5 mil doses.

"O Ministério da Saúde reconhece que erros nos sistemas de registro podem ocorrer e, por conta disso, abriu o sistema para correções. Essas correções identificaram um atraso de registro no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde (MS)", explica.

"No dia 2 de fevereiro de 2021, um total de 9.910 doses do lote 4120Z005, com validade para o dia 14 de abril de 2021 foi recebido na câmara fria. O referido lote foi completamente utilizado dentro do prazo de validade.", continua a nota

A prefeitura de Belém reforçou ainda que "exerce um rigoroso controle na aplicação das vacinas, refutando de forma categórica as afirmações da referida reportagem. A prefeitura assegura, portanto, que não há nenhuma aplicação de doses fora do prazo de validade da vacina em Belém. Nosso plano segue avançando sem interrupções".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias