plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NAS ÚLTIMAS SEMANAS

Pará está entre os 5 estados que mais vacinam no país

Segundo a Sespa, mais de 28% da população já tomou ou as duas doses ou a dose única e 64% pelo menos a primeira dose. Belém e Ananindeua estão vacinando, nesta quarta-feira, pessoas com 34 e 33 anos

Imagem ilustrativa da notícia Pará está entre os 5 estados que mais vacinam no país camera Aceleração na vacinação fez o estado avançar para o 3º em doses aplicadas | Irene Almeida

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa (G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL), o Pará, desde o dia 29 de junho, está entre os cinco estados brasileiros com maior percentual de imunização completa contra a Covid-19 em todo o Brasil, segundo o boletim mais recente. Ontem, a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) indicava que mais de 28% da população paraense já tomou ou as duas doses da vacina ou a dose única. Segundo levantamento feito pelo próprio Ministério da Saúde (MS), também somos o 3º lugar no ranking nacional de doses aplicadas. Os números do painel da Sespa mostram que mais de 64% dos paraenses já tomaram pelo menos uma dose da vacina.

A mudança que coloca o Pará entre os primeiros, desbancando o Amazonas, coincide tanto com a chegada de novas doses como também com a aceleração na vacinação de pessoas sem comorbidade, principalmente na capital paraense - hoje, 7, já vacinando os nascidos em 1987. De acordo com o Vacinômetro, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá e Abaetetuba, respectivamente, reúnem o maior número de paraenses que concluíram o processo de imunização.

Ainda segundo o Vacinômetro, idosos (60+) representam a maioria dos vacinados - são quase 794 mil. Assim como no restante do Brasil, o imunizante mais utilizado é o da Oxford/Astrazeneca, com mais de 2,6 milhões de aplicações, seguida da CoronaVac, com 1,3 milhão. Quase 93% das mais de 4,5 milhões de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, até o momento, já foram repassadas aos 144 municípios paraenses.

BELÉM

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) da capital informa que o calendário vacinal contra a Covid-19 segue nesta quarta-feira (7), com a imunização destinada aos nascidos em 1987 e, em segunda chamada, para gestantes e lactantes com crianças nascidas entre julho de 2020 e julho de 2021. A Sesma planeja vacinar cerca de 14 mil pessoas desses dois grupos.

Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de residência de Belém. As lactantes devem apresentar a certidão de nascimento da criança nascida de julho de 2020 a julho de 2021. O órgão de saúde disponibiliza 24 pontos de vacinação que vão funcionar das 9h às 17h.

ANANINDEUA

Já Ananindeua vacinou nesta terça-feira (6), as pessoas com 34 anos completos sem comorbidades. Entre elas, o prefeito Doutor Daniel Santos, que comemorou a chegada da sua faixa etária no calendário municipal. “Me sinto muito feliz, pois eu estava ansioso para chegar a minha idade. Adotamos critérios no município em que o profissional de saúde para se vacinar teria que estar no exercício da profissão, e desde que eu assumi a prefeitura eu não tenho exercido a minha profissão”, disse o gestor.

Nesta quarta, o município irá vacinar com a primeira dose pessoas com 33 anos completos sem comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) informou que após a imunização das pessoas com 30 anos completos sem comorbidades, o município irá vacinar quem por algum motivo perdeu o seu calendário de vacinação contra a Covid-19.

Em paralelo a continuidade da vacinação com a primeira dose por faixa etária, a Prefeitura de Ananindeua segue vacinando até sexta-feira (9) com a segunda dose da Astrazeneca, que está destinada ao público de 53 a 58 anos com comorbidades e 59 anos sem comorbidades. São dois pontos de vacinação: Paróquia Santa Paula Frassinetti, na Cidade Nova 6 e na Igreja Universal, em Águas Lindas, sempre das 08 às 13h. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que aqueles que tem agendamento da segunda dose da Astrazeneca para o mês de agosto deve aguardaro seu calendário.

Já a segunda dose da vacina Coronavac está destinada apenas para quem tem 53 a 58 sem comorbidades, também estará disponível até a próxima sexta-feira (09). Haverá doses do imunizante apenas na Paróquia Santa Paula Frassinetti,na Cidade Nova 6.

Pontos de vacinação de hoje em Belém:

1. Boulevard Shopping Belém - Estacionamento G6, Av. Visconde de Souza Franco, 776. bairro do Reduto. A pé.

2. Casa de Plácido – Anexo do Centro Social de Nazaré, ao lado do estacionamentoda Basílica. A pé.

3. Cassazum, Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairrodo Marco. A pé.

4. Espaço Cultural do Castanheira Shopping Center, Rod. BR 316, km 01, 3° piso. A pé.

5. Colégio do Carmo, Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha. A pé.

6. Embarcação Aviso Auxiliar Breves, Marinha do Brasil, atracada no terminal hidroviário da Praça Princesa Isabel, Condor. A pé.

7. Escola Rosalina Cruz, Avenida Senador Lemos, 3430, Sacramenta. A pé.

8. Faculdade Cosmopolita, Avenida Tavares Bastos, 1313, Marambaia. A pé.

9. FIBRA, Avenida Gentil Bittencourt, nº 1144,bairro de Nazaré. A pé.

10. FUNBOSQUE. Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro. A pé.

11. Ginásio do CCBS-UEPA, esquina da Perebebuí com Almirante Barroso. A pé.

12. Ginásio Mangueirinho, Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro doMangueirão. A pé.

13. Icoaraci - Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças, na PraçaPio XII, nº 148. A pé.

14. Icoaraci - Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso. Tv. dos Andradas, 1110 -Ponta Grossa. A pé.

15. Icoaraci - Igreja do Evangelho Quadrangular, Travessa São Roque, 789, Cruzeiro. A pé.

16. Igreja do Evangelho Quadrangular, Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá. A pé.

17. Mosqueiro - Escola Estadual Carananduba. Rod. Eng. AugustoMeira Filho, 51. A pé.

18. Mosqueiro - Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo, Rua RodriguesPinajé, 998. A pé.

19. Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusiva pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G). A pé.

20. Shopping Pátio Belém, 3º Piso, loja 358. A pé.

21. Parque Shopping, Rodovia Augusto Montenegro, 4300, bairro Parque Verde, acesso lateral Rua Betânia. A pé.

22. UNAMA, Avenida Alcindo Cacela, nº 287. A pé.

23. UNIFAMAZ, Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto. A pé.

24. Mirante do Rio/UFPA - Campus Guamá da Universidade Federal do Pará, Rua Augusto Corrêa,01, Guamá. A pé.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias