As férias escolares são um dos momentos mais aguardados pelas crianças, seja para passar horas brincando, acordar mais tarde ou viajar em família. Mas, é importante também aproveitar o tempo para cuidar da saúde e aproveitar para fazer check-up médico.
Volta às aulas presenciais: pediatra orienta sobre os cuidados necessários na pandemia
Você sabe quando levar a criança ao pediatra? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a quantidade de visitas ao pediatra depende da idade da criança e das necessidades específicas para cada caso.
Nas situações mais comuns, a recomendação é de três consultas mensais para bebês com 5 a 30 dias de vida, uma vez por mês entre dois e seis meses de idade e uma visita a cada dois meses, a partir dos sete meses do bebê.
Já para as crianças com dois anos ou mais, o ideal é uma consulta a cada três meses e uma vez por semestre a partir dos 6 anos. Na fase dos 7 aos 18 anos, uma consulta por ano é suficiente para conhecer a condição de saúde do paciente.
A pediatra Alinne Barros, do Sistema Hapvida, explica que o acompanhamento regular com o pediatra e a realização de exames, quando solicitados pelo médico, são essenciais para prevenir doenças e proporcionar um crescimento saudável.
"Nos primeiros anos de vida, em especial, o médico irá verificar a necessidade de realizar exames que o ajudarão a diagnosticar doenças que podem interferir no crescimento dos pequenos, por isso, é importante não deixar de ir nas consultas pediátricas de rotina", aconselha.
Pesquisadora do Evandro Chagas orienta sobre o uso de máscaras em crianças
Barros ressalta ainda, que o check up é fundamental para o diagnóstico de doenças como obesidade infantil que está diretamente ligada à hipercolesterolemia e diabetes.
“Fazendo o diagnóstico precoce é possível tratar sem prejuízos à saúde geral da criança. Muitas vezes na consulta, o especialista já irá direcionar a dieta do paciente e, quando necessário, há indicação para uma intervenção com a nutricionista”, afirma.
Saúde bucal em dia
Além das consultas pediátricas, é fundamental incluir na rotina de cuidados infantis, visitas ao odontopediatra. O ideal é que a primeira visita do seu filho ao dentista seja ainda bebê, por volta dos 6 ou 7 meses de idade, mesmo antes do surgimento do primeiro dente de leite.
A professora do curso de odontologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Nayra Vasconcelos, lembra que as consultas devem acontece a cada seis meses, para que, além de ajudar a prevenir quaisquer doenças que possam se desenvolver na região bucal, os dentistas também possam acompanhar o crescimento dos dentes e outras condições que podem afetar a funcionalidade e aspecto visual dos mesmos.
Higiene bucal: como ajuda prevenir complicações da covid-19?
As visitas frequentes ao dentista trazem ainda outras vantagens, como explica a especialista. "A criança cresce se acostumando e formando um vínculo afetivo e de confiança com o dentista e tende a ter melhor comportamento quando já maiores no consultório odontológico".
Por outro lado, a consulta tardia de uma criança pode ser mais traumática. Tudo isso porque geralmente, essa visita ao odontopediatra ocorre apenas quando o pequeno já está com algum problema bucal.
"O atendimento é mais trabalhoso porque a criança não está familiarizada ao ambiente, e muitas vezes já com dor, o que levará à uma apreensão e ansiedade maior e até recusa no atendimento", destaca.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar