plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRÂNSITO

Estacionar em calçadas: prática irregular é comum em Belém

O fato de ser uma infração de natureza grave pelo Código de Trânsito Brasileiro parece não ser levado muito em consideração por condutores que estacionam seus veículos nas calçadas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estacionar em calçadas: prática irregular é comum em Belém camera Pelas calçadas da capital paraense, carros e motos ocupam o espaço destinado aos pedestres | Irene Almeida

Em Belém, no bairro de Nazaré, pedestres reclamam que estão tendo dificuldades para caminhar com segurança pelas áreas de calçada. Isso porque condutores estão infringindo constantemente as regras de trânsito e deixando seus veículos estacionados em cima de calçadas, atrapalhando o ir e vir das pessoas. A equipe de reportagem do DIÁRIO fez uma ronda no bairro e registrou a situação que é considerada infração de natureza grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na travessa Benjamin Constant, entre as avenidas Braz de Aguiar e Nazaré a passagem, na ocasião, foi totalmente bloqueada por dois veículos. Para seguir caminho, as pessoas precisavam desviar para a pista ou passar “espremidas” entre um carro e uma moto que foram estacionados um ao lado do outro. Nesse mesmo perímetro, a poucos metros dos dois veículos parados irregularmente, a infração se repetia. Ali, um carro na cor branca também foi estacionado ocupando boa parte do calçamento.

Na avenida Gentil Bittencourt, entre as travessas Quintino Bocaiúva e Generalíssimo Deodoro, um carro foi estacionado praticamente na porta de uma instituição pública. Pelas redes sociais, um morador do bairro foi surpreendido ao chegar em frente ao seu estabelecimento e avistar um carro bloqueando a entrada. “Sem condições a Benjamin Constant entre Brás e Nazaré! Carro na porta da minha empresa! Impossibilitando além dos pedestres nas calçadas, a entrada e saída de volumes! Ajudem, por favor!”, publicou.

A arquiteta Fernanda Vasconcelos, 23, que é moradora do bairro, conta que o desrespeito às regras de trânsito é bem maior nos horários de pico, ao longo do dia, e também aos finais de semana. “Aqui nessa área temos vários bares e restaurantes. Quando chega na quinta-feira, dia em que geralmente esses estabelecimentos começam suas atividades, a gente sabe que vai ser sufoco para passar pelas calçadas. É tanto carro que fica praticamente impossível passar, a não ser que se andepela pista”, lamenta.

Motoristas não se preocupam o o local em que o veículo é estacionado
📷 Motoristas não se preocupam o o local em que o veículo é estacionado |Irene Almeida

A quebra da regra não ocorre somente no bairro de Nazaré, mas também em outras partes da cidade. Na Domingos Marreiros, entre as travessas Castelo Branco e 3 de Maio, por exemplo, uma fila de motos estacionadas ocupava, na ocasião, boa parte da área destinada para a circulação segura de pedestres.

Em nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) disse que mantém fiscalização constante em rondas diurnas e noturnas na cidade para coibir infrações de trânsito e, em caso de flagrante, faz as devidas autuações. Com relação ao estacionamento em calçadas da Benjamin Constant, entre a Braz de Aguiar e a Nazaré, a Semob diz que também mantém fiscalização constante na área da Braz de Aguiar e tem autuado condutores que estacionam no passeio público.

Não é difícil encontrar na capital paraense carro estacionado de forma irregular.
📷 Não é difícil encontrar na capital paraense carro estacionado de forma irregular. |Irene Almeida

INFRAÇÃO

A Semob ressalta que o CTB classifica a infração como grave e que os proprietários de automóveis podem ser multados e ter os veículos removidos para o pátio de detenção, caso sejam flagrados estacionados em local proibido.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias